fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Parcerias e tecnologias impulsionam o projeto Insemina+, que visa o melhoramento genético do rebanho acreano

Publicado

em

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri), em parceria com a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), o Fundo de Desenvolvimento da Pecuária do Estado do Acre (Fundepec/AC), a Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino e Pesquisa e Extensão (Fundape) e a Universidade Federal do Acre (Ufac), lança o projeto Insemina+.

Esse projeto visa fomentar o melhoramento genético do rebanho acreano por meio de biotecnologias de reprodução, como a Inseminação Artificial em Tempo Fixo, além da doação de 1.500 doses de sêmen da raça Zebuína.

Projeto visa fomentar o melhoramento genético do rebanho acreano por meio de biotecnologias de reprodução. Foto: cedida

“Com base nas avaliações realizadas na Expoacre 2023, fica destacada a qualidade do rebanho acreano. Seguindo a orientação do governador Gladson Cameli, vamos apoiar os pequenos e médios produtores, por meio de um termo de cooperação assinado com a ABCZ. O objetivo é democratizar a inseminação artificial, buscando aprimoramento genético. Essa iniciativa resulta de uma parceria estabelecida pelo nosso secretário adjunto, Edivan Azevedo, que atuará tanto na pecuária de corte quanto na de leite. Quem ganha é o produtor”, declarou o secretário de Agricultura, Luís Tchê.

Secretário de Agricultura, Luís Tchê, afirma que o objetivo do projeto é democratizar a inseminação artificial, buscando o aprimoramento genético. Foto: cedida

Para que essa iniciativa possa ser concretizada, será fundamental contar com o suprimento de nitrogênio líquido fornecido pela Usina de Nitrogênio Líquido do Estado do Acre, que desempenha um papel crucial no armazenamento das doses de sêmen. Além disso, a Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino e Pesquisa e Extensão (Fundape) da Ufac contribuirá disponibilizando os protocolos hormonais necessários para fortalecer o projeto, assim como o Fundo de Desenvolvimento da Pecuária do Estado do Acre, com a doação de brincos identificadores e aplicadores que serão utilizados para identificar as vacas inseminadas e os bezerros nascidos.

O projeto Insemina+ tem a previsão de início no ano de 2024 e irá contemplar as propriedades rurais de pequeno porte em todos os municípios, tendo como objetivo impulsionar o setor agropecuário do estado, beneficiando os produtores rurais e a economia da região como um todo.

Produtores interessados devem procurar o escritório local da Seagri do seu respectivo município para fazer o cadastro. Foto: cedida

“A secretaria vai acompanhar todo o processo, e conta com o apoio da ABCZ, com a doação do sêmen; com o Fundepec, na identificação dos animais; e com a Fundape, que é a fundação da Ufac que gerencia a Usina de Nitrogênio Líquido do Estado do Acre. É um trabalho conjunto de várias entidades, e o produtor vai ter como contrapartida apenas a contratação da mão de obra especializada para aplicar a inseminação artificial no seu rebanho”, destacou o secretário adjunto de Agricultura, Edivan Azevedo.

Para ser selecionado o produtor deve seguir os seguintes requisitos:

Da propriedade:

– Curral em condição de uso;

– Local para contenção adequada dos animais;

– Pasto com cerca que contenha os animais.

Do rebanho:

– Estar em dia com o órgão de defesa sanitária estadual;

– Estar vermifugado;

– Apresentar escore de condição corporal (ECC) adequado. Para rebanho leiteiro, numa escala de 1 a 5, apresentar ECC mínimo 3; para rebanho de corte, numa escala de 1 a 9, apresentar ECC mínimo de 5.

Do Produtor:

–  Fornecer dados para cadastro (RG, CPF, endereço, telefone);

– Ficha de controle sanitário emitida pelo órgão de defesa agropecuário do estado;

– Fica a cargo do produtor o pagamento do serviço do profissional especializado em IATF;

– O produtor contemplado deve autorizar o acesso dos técnicos da Seagri e/ou ABCZ a sua propriedade e comprometer-se a fornecer os dados reprodutivos e produtivos do rebanho inseminado para avaliação.

Comentários

Continue lendo

Acre

Deputada do Acre integra nova diretoria da UNALE eleita nesta quinta-feira

Publicado

em

Os deputados estaduais presentes na 27• Conferência Nacional das Assembleias Legislativas, elegeram, como último ato do evento, a nova diretoria da UNALE.

Três parlamentares acreanos participaram da plenária ordinária que aclamou o nome da deputada carioca Tia Jú como a nova presidente. Luiz Gonzaga, Michele Melo, que vai assumir a 1• secretaria da Comissão de Saúde e Antonia Sales, esta eleita como vice presidente da região norte.

O ato aconteceu logo após a cerimônia de premiação do concurso Assembleia Cidade. O Acre estava na final do prêmio na categoria projetos especiais, vencido pelo Assembleia Legislativa do Espírito Santo.

Luiz Gonzaga parabenizou a colega de parlamento pelo novo cargo e disse que a indicação de Antônia Sales, mostra a força da mulher no parlamento brasileiro.

Antônia Sales também é membro titular do Parlamento Amazônico, bloco formado apenas por deputados das Assembleias Legislativas dos estados da Amazônia.

Veja como ficou a nova diretoria da UNALE:

Presidente – Tia Ju – Rio de Janeiro
Vice presidente região Sul – Vilmar Zanchin (RS)
Vice presidente da Região Norte – Antonia Sales (AC)
Vice presidente da Região Centro Oeste- Lidio Lopes (MS),
Vice presidente da Região Nordeste – Eduardo Carneiro (PB)
Vice presidente da Região Sudeste – Zé Laviola (MG)
Secretario geral – Gabriel Picanço (RR)
Tesoureiro geral – Sérgio Aguiar (CE) e demais membros.

Comentários

Continue lendo

Acre

Escola Bela Flor promove Feira de Ciências e destaca o protagonismo dos alunos com o projeto Sebrae Protagonize

Publicado

em

Na última sexta-feira, 29, a Escola Bela Flor abriu suas portas para a tradicional Feira de Ciências, um evento aguardado por toda a comunidade escolar e que neste ano contou com um diferencial especial: a parceria com o projeto Protagonize, desenvolvido pelo Sebrae. A iniciativa buscou incentivar a autonomia e a criatividade dos alunos, destacando o protagonismo infantil no processo de aprendizagem.

O evento foi marcado por uma rica exposição de materiais confeccionados pelos estudantes, que trouxeram à tona temas diversos de ciência e tecnologia. Além das exposições, experiências científicas ao vivo prenderam a atenção de visitantes e despertaram o encantamento dos mais curiosos.

Outro ponto alto da feira foi a degustação de pratos elaborados no contexto das disciplinas, integrando gastronomia e ciência. Crianças apresentaram seus projetos com entusiasmo, demonstrando que conhecimento pode ser compartilhado de maneira dinâmica e envolvente.

Parceria com o Sebrae Protagonize

A colaboração com o Sebrae, por meio do Protagonize, trouxe uma nova dimensão ao evento. O projeto trabalha o desenvolvimento de competências empreendedoras em crianças e adolescentes, estimulando habilidades como liderança, resolução de problemas e criatividade. Os alunos da Escola Bela Flor demonstraram essas competências ao elaborar os materiais e apresentações, reforçando o papel da educação como um caminho para formar cidadãos críticos e preparados para o futuro.

Reconhecimento e Gratidão

Os organizadores destacaram o empenho dos professores, colaboradores e familiares no sucesso do evento. “Foi emocionante ver nossas crianças explicando conceitos complexos com tanta naturalidade e entusiasmo. O apoio do Sebrae potencializou o que já acreditávamos: que nossos alunos são capazes de muito mais do que imaginamos”, declarou a diretora da escola, Gorete Freitas.

Com eventos como esse, a Escola Bela Flor reafirma seu compromisso com a educação de qualidade, investindo no desenvolvimento integral de seus alunos e fortalecendo laços com a comunidade.

Comentários

Continue lendo

Acre

Governo do Acre investe R$ 900 mil em pavimentação do Pátio do Imac em Rio Branco

Publicado

em

O governo do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre), iniciou nesta quinta-feira, 5, as obras no pátio do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac). O objetivo é melhorar a infraestrutura do local, proporcionando condições adequadas para o trabalho e atendimento aos usuários.

Obras no Pátio do Imac buscam melhorar acessibilidade e segurança. Foto: Ascom/Deracre

A presidente do Deracre, Sula Ximenes, destacou que os serviços de terraplanagem, pavimentação e drenagem são fundamentais para garantir maior segurança e acessibilidade ao Imac. O investimento é de R$ 900 mil, proveniente de recursos próprios do estado.

“Mais uma obra é iniciada, e seguimos cumprindo a determinação do governador Gladson Cameli, que investe na infraestrutura das instituições públicas. Um ambiente bem estruturado contribui para a eficiência dos serviços prestados à população”, afirmou.

Serviços de pavimentação, drenagem e terraplanagem iniciam no Imac, visando melhorar infraestrutura e acessibilidade. Foto: Ascom/Drenagem

A intervenção facilitará o deslocamento de veículos e pessoas, criando um ambiente mais organizado e seguro para funcionários e visitantes. A ação reflete a preocupação do governador em atender às necessidades das instituições que fortalecem o setor público do Acre.

Com a conclusão da pavimentação, espera-se que o Imac opere com maior eficiência, contribuindo para o desenvolvimento do estado. A obra exemplifica o esforço contínuo do governo, por meio do Deracre, em aprimorar a infraestrutura pública e a qualidade do atendimento à população acreana.

Comentários

Continue lendo