Para levar vacina contra Covid-19 a comunidades rurais, equipes enfrentam lama e atoleiro em ramais em Assis Brasil

Por Iryá Rodrigues

Para levar as vacinas contra Covid-19 aos idosos com mais de 60 anos que moram nas comunidades rurais do município de Assis Brasil, no interior do Acre, as equipes de saúde enfrentam lama e atoleiros no caminho.

Com as fortes chuvas e dificuldade de acesso, até o quadriciclo usado para chegar às localidades fica atolado no lamaçal.

Na última terça-feira (30), a equipe esteve no Ramal Bom Sucesso e foi até o Ramal da Amélia, a cerca de 30 quilômetros da cidade, em uma viagem de mais de duas horas na lama.

Em vários trechos, devido à dificuldade, os agentes de saúde tinham que descer dos veículos e seguir a pé. Sempre que o quadriciclo atolava, eles usavam enxadas para tirar o veículo do atoleiro.

Para levar vacina contra Covid-19 a comunidades rurais, equipes enfrentam lama e atoleiro em ramais no AC — Foto: Arquivo/Imunização

Todo esse esforço valeu a pena quando a equipe conseguiu chegar até os moradores e imunizar 10 idosos de 60 anos ou mais com a vacina contra a Covid-19. Para aproveitar a viagem, eles também aplicaram 20 doses da vacina contra a Influenza e outras cinco contra febre amarela.

Conforme a coordenadora de Imunização do Município, Ivanessa Cunha Alves, até esta quinta-feira (1º) foram imunizados com a primeira dose, ao todo, 359 idosos com idade acima de 60 anos no município de Assis Brasil. Desses, cerca de 40 são moradores de áreas rurais. Além dos idosos, a cidade imunizou ainda 142 profissionais de saúde contra a Covid-19.

“Nós aqui do município de Assis Brasil não estamos medindo esforços para vacinar nossos idosos que moram na zona rural. Muitas vezes os ramais são de difícil acesso, a maioria dos nossos ramais está em condições quase que inacessível, devido ao inverno e fortes chuvas. Então, só é possível chegar até esses ramais por meio de quadriciclo, com ajuda de enxada, de profissionais, de amigos que passam e nos ajudam a desatolar”, disse a coordenadora.

Equipes de saúde precisam usar quadriciclos para conseguir chegar até idosos de comunidades na zona rural de Assis Brasil — Foto: Arquivo/Imunização

Para a próxima semana, a equipe de saúde já tem programação para vacinação de idosos e ribeirinhos da zona rural. Uma das comunidades que deve ser visitada só tem acesso por barco, aonde eles pretendem imunizar cerca de 140 pessoas.

“Até o momento, na zona rural, foram vacinados 40 idosos. Temos mais um plano de vacinação, vamos vacinar no ramal da Pedreira, no Ramal do Icuriã, e vamos fazer o itinerante na comunidade Bélgica, que o acesso é somente através de barco. Lá, além de idosos, temos a população ribeirinha e somados dão mais de 140 doses de vacina”.

Maior taxa de contaminação de Covid

Com pouco mais de 7,5 mil habitantes, a cidade de Assis Brasil tem1.322 casos confirmados de Covid-19 e 17 mortes pela doença, segundo o boletim da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) dessa quarta-feira (31).

Além disso, o município lidera o ranking da taxa de contaminação de Covid-19 no estado. São 1.754 casos para cada 10 mil habitantes. Com taxas de mortalidade e letalidade de 225,6 e 1,3%, respectivamente.

Em todo estado, já são registrados 69.657 casos confirmados de Covid-19 e 1.262 óbitos pela doença. O mês de março teve o maior número de óbitos desde o início da pandemia com um de 264 vítimas fatais.

O estado tem 399 pessoas internadas, das quais 351 com teste positivo para a Covid-19. Os hospitais atingiram a capacidade máxima no estado e 14 pessoas aguardam na fila à espera de um leito de UTI.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
G1 Acre

Notícias recentes