fbpx
Conecte-se conosco

Brasil

Pampa é o bioma brasileiro menos protegido por unidades de conservação

Publicado

em

Além de ser o menor bioma brasileiro o Pampa, presente apenas em parte do Rio Grande do Sul, também é o bioma menos protegido pelas unidades de conservação presentes em todo o país. O dado foi apresentado no seminário técnico-científico promovido pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima para debater a elaboração de um plano de prevenção e controle do desmatamento do bioma. 

O secretário-executivo do ministério, João Paulo Capobianco, disse que atualmente a região tem apenas 49 unidades de conservação, que alcançam somente 3,03% de sua extensão de cerca de 17,6 milhões de hectares.

Durante o encontro, Capobianco lembrou que o Brasil é signatário das metas de Aichi, estabelecidas na 10ª Conferência das Partes das Nações Unidas (COP10), em 2010, no Japão, que previa a proteção de 17% da área continental e 10% do território marinho por meio da criação de zonas de proteção integral.

O prazo para o cumprimento das metas era 2020, mas não foi cumprido em relação ao bioma Pampa. O compromisso internacional foi renovado pelo governo brasileiro durante a 15ª Conferência das Partes das Nações Unidas (COP15), em Montreal, no Canadá, quando o Marco Global para a Biodiversidade de Kunming-Montreal ampliou as metas para 30% de proteção integral tanto dos biomas terrestres quanto da zona marítima, até 2030.

Capobianco lembrou que faltando pouco para o cumprimento do novo prazo, apenas 122 mil hectares do Pampa correspondem às áreas de proteção integral e 416 mil hectares estão em áreas de conservação, mas são de uso sustentável. 

“Temos que todos buscar vencer esses desafios. O governo federal possui seis unidades de conservação no bioma Pampa, se forem criadas, aumentaremos em 2,5% a proteção do bioma, com a inclusão de mais 486 mil hectares, chegaríamos, portanto, a 5,5%, muito longe ainda dos 30%”, alertou.

Para o secretário-executivo do ministério, além de alcançar as metas, o país precisa enfrentar o desafio da degradação e definir quais são as ações tanto no campo técnico-científico quanto nas políticas públicas, que podem promover a conservação e a restauração de áreas de altíssima importância biológica. 

“O Pampa, assim como Pantanal, têm uma vocação para uma pecuária ecologicamente sustentável. Isso deve ser fortalecido, mas, evidentemente, temos que evitar a expansão e a substituição dos campos naturais por plantios agrícolas, que podem de fato comprometer o conjunto do bioma”, disse.

O seminário é o primeiro passo para a elaboração do plano de enfrentamento da supressão da vegetação nativa. Após os debates, uma proposta deverá ser submetida à consulta pública para que os planos de cada um dos biomas sejam lançados pelo governo federal. 

Segundo Capobianco, essas políticas públicas passarão ainda por avaliações anuais para revisão e ajustes que as tornem cada vez mais eficientes. “O Pampa será parte de um esforço nacional de proteção do conjunto da espetacular, inigualável e incomparável sociobiodiversidade brasileira”, disse.

Fonte: EBC GERAL

Comentários

Continue lendo

Brasil

Fãs já se aglomeram em frente a palco do show da Madonna no Rio

Publicado

em

Por

Ainda era pouco antes das 9h deste sábado (4), quando dezenas de pessoas correram afobadas para se posicionar na grade em frente ao palco do show da cantora Madonna, que começa às 21h45.

O espaço era mantido isolado, por tapumes, desde o início dos trabalhos de montagem da megaestrutura, erguida nas areias da praia de Copacabana, na zona sul da cidade do Rio de Janeiro, para marcar o encerramento da turnê mundial da artista norte-americana.

A turista argentina Gloria González mantinha seu lugar próximo aos tapumes desde a noite de sexta-feira (3). Ela chegou ao Rio no meio da semana, especialmente para acompanhar o show da cantora, de quem é fã mas a quem nunca assistiu ao vivo.

Mesmo após a retirada dos tapumes, segurança ainda mantinham um cordão de isolamento. Quando eles permitiram que os fãs se aproximam da grade, os mais atentos conseguiram correr antes e se posicionar melhor. Gloria estava distraída e acabou chegando depois. Por sorte, a argentina fez amizade com uma brasileira que conseguiu reservar um lugar em que as duas conseguiram ficar encostadas na grade.

“Vamos ficar aqui até a hora do espetáculo, porque provavelmente é a minha última oportunidade de vê-la. Depois não sei onde ela vai se apresentar e nem se ela vai se apresentar de novo”, disse a turista, que se protegia do sol já forte com um chapéu preto, onde se lia “Madonna no Rio: eu fui”.

A fã mineira Adriana Cruzeiro veio para o Rio de Janeiro com o marido em um ônibus fretado. Chegou por volta das 5h30 da manhã e já buscou um lugar junto às grades, que nem são tão perto do palco, uma vez que há uma área VIP, para a qual o acesso é restrito a convidados dos organizadores, no meio do caminho.

“Estou disposta a ficar aqui até o final, porque outra oportunidade dessa, não vou ter nunca mais na minha vida. Vim com meu marido e três funcionários dele. Vamos ficar revezando aqui, para guardar o lugar até o show, mas depois de um certo horário, acho que vai ser impossível sair daqui”.

O paulista George Oliveira não faz questão de estar colado na grade, mas já tinha reservado um lugar, junto com o namorado e amigos, próximo dali. Sua estratégia para ver Madonna de perto? Um binóculo que pegou emprestado com o irmão. “Quero ver ela cantando, mexendo a boca. Se eu conseguir ver isso com o binóculo, já ganhei meu dia”, conta o esperançoso fã.

Outra estratégia usada para visualizar melhor o palco é subir em um banquinho. O ambulante Adálisson Pereira anunciava a venda do banco, apelidado de “camarote da Madonna”, por R$ 40. “Já vendi mais de 100 desde ontem. Por enquanto o preço está R$ 40, mas vai subir mais perto do show”.

Show

A prefeitura do Rio de Janeiro estima um público de 1,5 milhão na noite deste sábado, em Copacabana. O espetáculo da cantora, que começa às 21h 45, terá duas horas de duração. O evento será aberto com DJ Barata, a partir das 18h45, e Diplo, às 20h, em um palco secundário, localizado próximo ao principal. Logo após o show de Madonna, haverá apresentação do DJ Pedro Sampaio.

Mais de 3 mil policiais devem garantir a segurança do evento, que contará com pontos de revista e câmeras de reconhecimento facial. O bairro será fechado a veículos particulares a partir das 18h e a ônibus e táxis, a partir das 19h30. As melhores opções para chegar ao show são o metrô e os ônibus.

Fonte: EBC GERAL

Comentários

Continue lendo

Brasil

Polícia identifica corpo encontrado em matagal no interior de SP

Publicado

em

Por

Menina de 14 anos desapareceu em São Paulo
Rprodução

Menina de 14 anos desapareceu em São Paulo

Uma perícia confirmou que o corpo encontrado em um matagal em Charqueada, interior de São Paulo, na última terça-feira (30), é da adolescente Victória Lorrany Coutinho, 14 anos, desaparecida após sair para comprar um lanche na cidade.

O corpo foi localizado pela equipe do Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais) de Piracicaba, responsável pelo caso, em avançado estado de decomposição, exigindo exame pericial para identificação. A SSP (Secretaria da Segurança Pública) de São Paulo informou que aguarda outros laudos para dar mais detalhes, visando manter a autonomia da investigação.

Um homem de 42 anos foi preso sob suspeita do crime. Segundo a EPTV, afiliada da TV Globo, ele chegou a ser considerado foragido, mas foi capturado na terça-feira. A delegada Juliana Ricci suspeita de violência sexual contra a adolescente, evidenciada pelas circunstâncias do corpo encontrado.

“É uma cidade pequena. Então, eu acredito que eles [vítima e suspeito] se conheciam. O que eu posso dizer é que ela sofreu violência física, isso eu posso afirmar para vocês. Agora, se ela sofreu violência sexual, eu suspeito, tenho muitos indícios nesse sentido até pela forma como o corpo foi encontrado. Seria um feminicídio mesmo típico”, disse a delegada Juliana Ricci à emissora.

O caso

Victória desapareceu em 21 de abril após sair para comprar um lanche durante a noite e não retornar para casa. Imagens mostram a adolescente conversando brevemente com um motociclista após sair da casa de uma amiga. A mãe da vítima afirmou que ele ofereceu carona, mas ela recusou. Uma testemunha relatou ter ouvido um grito e um barulho de disparo de arma de fogo após o suposto encontro da adolescente com um motorista de carro prata.

Fonte: Nacional

Comentários

Continue lendo

Brasil

RS: Grávida, Miss Brasil está desaparecida em Roca Sales há 4 dias

Publicado

em

Por

Natalya Anderle, Miss Brasil Universo 2008
Arquivo pessoal

Natalya Anderle, Miss Brasil Universo 2008

Natalya Anderle, Miss Brasil 2008, está desaparecida há três dias após os temporais que atingiram o Rio Grande do Sul . Amigos e seu marido, Eric Thornton, estão em busca de informações sobre a modelo, que está grávida de sete meses.

Ela foi visitar sua família em Roca Sales (RS) e não estava com o marido, que está nos EUA. A casa da família, localizada no interior da cidade, já estava alagada.

“Estamos tentando contato há três dias”, disse Bruna Felisberto, amiga de Natalya. Ela publicou um pedido de informações nas redes sociais.

“Ela mora nos EUA e veio para Roca Sales e Encantado [cidades gaúchas] para visitar a família e ter o filho aqui no Brasil. Desde essas chuvas o marido tem se comunicado com eles e há três dias atrás foi a última vez que ele conseguiu contato.”

Natalya e a família haviam tentado deixar a cidade: “A ponte, acho que estava inundada ou tinha sido destruída, estava interditada, eles não conseguiram sair da cidade. Voltaram para a fazenda, que estava alagada e tinham morrido os animais inclusive. Já tinha entrado água no primeiro andar da casa. Eles estavam isolados no segundo andar”.

A última comunicação foi na terça-feira (30). Natalya está com seus pais e irmão, coletando água da chuva por falta de água potável. Ela também mencionou o desaparecimento de uma cachorrinha em seu perfil no Facebook.

Rio Grande do Sul

As chuvas que afetaram o Rio Grande do Sul também atingiram Santa Catarina. Até o momento, o governo do estado fala em 39 mortes e mais de 60 desaparecidos.

O governo federal adiou o CPNU (Concurso Público Nacional Unificado) marcado para domingo (5) por conta dos temporais e alagamentos.

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul recomendou a evacuação imediata de parte do centro histórico de Porto Alegre. O nível do Guaíba estava em 4,69 metros na sexta-feira à tarde. Há pelo menos 68 pessoas desaparecidas no estado e centenas ilhadas em ambos os estados.


Fonte: Nacional

Comentários

Continue lendo