Padre Massimo pede ajuda ao Papa para resolver situação de haitianos

Do ac24horas

O reitor da Catedral Nossa Senhora de Nazaré, no Acre, Padre Massimo Lombardi, pediu através de carta enviada ao Vaticano, ajuda humanitária para os imigrantes que entram no Brasil através da fronteira Brasil/Peru/Bolívia. Ele diz que os haitianos vêm à procura de uma vida melhor, mas “estão sendo vítimas de máfias, exploração e tráfico humano nos nossos países latino-americanos”.

Em São Paulo, os 400 imigrantes enviados pelo governo do Acre ficam em uma Igreja de uma Congregação Católica conhecida por abrigar refugiados. Não há mais espaços nos alojamentos e um salão está sendo utilizado para o pernoite dos imigrantes. O Jornal Nacional mostrou ontem (24) que os haitianos dormem em cima de cobertores que a Igreja fornece.

A ação facilitadora do governador Sebastião Viana que decidiu ajudar no envio dos imigrantes para cinco estados do sudeste brasileiro, gerou uma crise institucional entre os governos do Acre e São Paulo.

Veja na integra a carta enviada ao Papa:

Nestas terras acreanas, no noroeste brasileiro, estado do Acre, estamos assistindo a uma migração constante de nossos irmãos haitianos, à procura de uma vida melhor em terras brasileiras. É mais um drama da humanidade sofredora!

​Cansados do descaso e indiferença de todas as autoridades e responsáveis por esta situação, tanto nacionais como internacionais, pedimos uma ação sua em favor destes irmãos que já sofrem bastante em seu país e agora também estão sendo vítimas de máfias, exploração e tráfico humano nos nossos países latinoamericanos.

Uma palavra do Papa em favor destes irmãos nossos, com certeza, que fará pensar e alguém começará a tomar alguma decisão em favor da reconstrução daquele país.

A reconstrução do Haiti deve ser uma tarefa prioritária, em nível mundial e, mais ainda, em nível latino-americano. Mas, parece que está sendo o contrário, já que os interesses nacionais e internacionais caminham em outra direção.

O Instituto Ecumênico Fé e Política, presente nesta Diocese de Rio Branco, lançou um manifesto em favor da reconstrução do Haiti (Em anexo o Manifesto). Gostaríamos que alguém tomasse as providências necessárias para ver o Haiti reconstruído e evitar esse fluxo massivo de haitianos, saindo de suas terras rumo ao desconhecido, sendo vítimas de todo tipo de humilhação exploração.

Feliz e abençoada Páscoa!

Meu abraço fraterno, em comunhão de orações.

Seu irmão menor em Cristo.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima