Pactuação dos serviços de saúde é realizado em Brasiléia

O município de Brasiléia, está sediando nos dias 30 e 31, no Centro Cultural, o encontro de pactuação dos serviços de saúde para o período de 2017 a 2021, e reúne profissionais dos municípios de Xapuri, Assis Brasil, Epitaciolândia e Brasiléia.

Objetivo é pactuar os 47 indicadores, que são feitos através do monitoramento e avaliação das ações na área de saúde. O acordo é firmando entre os governos nas esferas municipal, estadual e Federal, o que permite a demanda dos municípios através dos indicadores e a liberação de recursos da união. O que for pactuado deverá ser cumprido pelos municípios, e o não cumprimento pode ocasionar em bloqueio de recursos para o município.

Cibele Machado, técnica de Planejamento da secretaria de saúde do Estado disse que essa pactuação representa o compromisso dos gestores com a população.

“A pactuação dos indicadores é um pouco do reflexo, do que é a gestão compartilhada nas três esferas. Os indicadores são decididos em conjunto através do monitoramento que é feito dos serviços prestados, conforme a realidade de cada município. Antes era o Estado que justificava as ações dos municípios, agora neste novo processo cada um, vai justificar seus serviços e o estado vai acompanhar. A pactuação vem para fortalecer a regional”, disse.

“Essa pactuação permite que possamos ver os pontos negativos que existem, e propor melhorias para atender bem a população, com os serviços essenciais de saúde”, disse o secretário de Saúde de Brasiléia Borges Pacifico.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima