Pacientes do PS que aguardam cirurgias ortopédicas começam a fazer procedimentos na Fundhacre

Cirurgias serão feitas na Fundação Hospitalar do Acre (Fundhacre) que disponibilizou uma sala de cirurgia exclusiva.

Pacientes do Pronto-socorro que aguardam por cirurgia começam a fazer procedimentos na Fundhacre — Foto: Alcinete Gadelha/G1

Por Alcinete Gadelha, G1 AC — Rio Branco

Os pacientes do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb) que aguardavam para fazer procedimentos cirúrgicos traumatológicos e ortopédicos vão ser atendidos na Fundação Hospitalar do Acre (Fundhacre) a partir desta-segunda-feira (2).

A Fundhacre disponibilizou uma sala exclusiva para essas cirurgias que vai funcionar de segunda a quinta-feira.

“Nós conseguimos entrar em um acerto com a Fundação e nós já iniciamos a transferência dos pacientes que estavam aguardando cirurgia no Pronto-Socorro”, disse o diretor do Huerb Areski Peniche .

De acordo com o diretor, as emergências e a falta de salas de cirurgias acabou gerando uma fila de pessoas aguardando por esse tipo de procedimento.

“O Pronto-Socorro tem uma limitação de três salas de cirurgias, e essas salas são dedicadas prioritariamente para o atendimento da emergência. As cirurgias que são pra depois, elas até podem ser feitas no PS, mas vai precisar da disponibilidade da sala. E de um tempo pra cá, essas salas vêm tendo menos disponibilidade”, explica.

Ainda segundo Peniche, há muitas pessoas esperando para concluir o tratamento. “Esse cronograma vai se estender até a gente conseguir normalizar o atendimento. E que não tenhamos mais pacientes represados, aguardando há algum tempo”, disse.

As cirurgias, conforme explicou, estão com acúmulo já faz alguns meses.

“Dado o número de atendimento que tem acontecido, nós estávamos com uma dificuldade. Para se ter uma ideia, tem dias que nós chegamos a ter 8, 10 pacientes dando entrada. Então nossa capacidade não é suficiente para fazer o atendimento da emergência e os pacientes que precisam ser reabordados”, explica.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
ac24 Horas