fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Pacientes do hospital de Xapuri são transferidos para Brasiléia por risco de falta de oxigênio

Publicado

em

Três pacientes idosos foram transferidos do hospital Epaminondas Jácome, de Xapuri, para o Hospital Regional de Brasiléia, na noite desta segunda-feira (3), por conta do risco de faltar oxigênio na unidade hospitalar do interior.

A medida foi tomada, segundo a direção do hospital, por precaução, em razão da alta demanda de oxigênio causada pelo surto de gripe que atingiu o Acre nas últimas semanas e que fez com que os atendimentos triplicassem em Xapuri .

Para se ter uma ideia do aumento do consumo de oxigênio hospitalar no município causado pela elevação do número de atendimentos, o volume que é consumido em trinta dias está se esgotando em apenas dez.

De acordo com o gerente da unidade, o enfermeiro Josimar dos Santos, os três pacientes transferidos para o hospital de Brasiléia já estão internados há mais de dez dias sem apresentar melhora no quadro clínico, fazendo uso contínuo de oxigênio.

“Decidimos, junto com a equipe médica, por precaução, transferir esses três pacientes para o Brasiléia, onde há usina de oxigênio, não havendo risco de faltar. A intenção é a de que eles tenham uma condição mais segura de assistência”, disse.

Ainda de acordo com o gerente, não há desabastecimento de oxigênio no hospital, mas como a unidade depende da reposição dos estoques, que é feita periodicamente pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), a medida preventiva foi tomada.

Santos garantiu que a Sesacre tem dado o suporte necessário para que não falte o insumo medicinal no hospital e que a quantidade de oxigênio que há hoje na unidade é suficiente para atender a demanda até que o fornecedor faça uma nova reposição.

Comentários

Continue lendo

Geral

Por ampla maioria, professores da UFAC decidem entrar em greve a partir de quinta (2)

Publicado

em

Durante assembleia na manhã desta segunda-feira, 29, os professores da Universidade Federal do Acre (UFAC) decidiram por ampla maioria entrar em greve a partir da próxima quinta-feira, dia 2 de maio.

Os docentes da instituição federal vão cruzar os braços por falta de avanço nas negociações com o governo. Os professores podem reajuste por conta das perdas salariais e mais orçamento para as instituições, entre outras reivindicações.

O “placar” de adesão mostra o quanto a classe está insatisfeita com a falta de negociação. Dos 163 professores presentes à assembleia, 149 votaram a favor da greve, 11 foram contrários e tiveram 3 abstenções.

A presidente da Adufac, Letícia Mamed, afirma que já são mais de trinta instituições federais em greve. “No plano nacional, o quadro atualizado até o último dia 26 indicava trinta instituições já em greve e outras 12 com deflagração prevista para os próximos dias, segundo os indicativos aprovados em diversas instituições do país, que agora também passa a incluir a UFAC/Adufac.

Os professores se somam aos técnicos administrativos da instituição que já estavam em greve.

Comentários

Continue lendo

Geral

Nos últimos preparativos, Estado faz recomendações a quem vai participar das festividades do Dia do Trabalhador em Rio Branco e Cruzeiro do Sul

Publicado

em

O governo do Acre vem preparando a logística para que a Festa do Trabalhador seja realizada de forma tranquila nas duas maiores cidades do estado. Por isso, as Forças de Segurança estão em processo de organização para que a população possa desfrutar do evento e se divertir nos shows que serão realizados na terça, 30, em Cruzeiro do Sul, e na quarta-feira, 1º, em Rio Branco.

Estrutura para realização do show está sendo montada na capital. Foto: Diego Gurgel/Secom

Em Rio Branco, todo o processo organizacional fica  sob o comando da Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola do Acre (Acisa), com o apoio do Estado, por meio da Casa Civil,  Secretaria de Turismo e Empreendedorismo (Sete), Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), Polícia Militar (PMAC), Corpo de Bombeiros Militar (CBMAC), Polícia Civil (PCAC), Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran), Secretaria de Estado de Segurança Pública do Acre (Sejusp) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

“Todo o processo de segurança vem para ajudar na prevenção de acidentes, gerenciar o fluxo e assegurar que todos possam desfrutar do esquema de forma segura e tranquila; inclusive já iniciamos a montagem de toda a estrutura do local”, explica um dos coordenadores da atração, João Victor Lopes.

Na capital, o evento será fechado, com revista nas entradas, e a organização conta com 90 seguranças de empresa privada. A PM prestará suporte com o quantitativo de 75 policiais durante o evento. Já em Cruzeiro do Sul, o esquema prevê atuação de 50 seguranças, também de empresa privada, além de mais de 40 policiais prestando apoio na noite de shows.

Em Cruzeiro do Sul, o esquema de segurança prevê atuação de 50 seguranças de empresa privada e 40 policiais prestando apoio. Foto: Marcos Santos/Secom

“Como medidas preventivas, para ter a entrada autorizada em ambos os locais das festividades, todos os participantes passarão por revista, que ficará a cargo dos agentes de segurança privada, sob supervisão da PM”, informa a coronel PM Marta Renata Alves.

No evento, será permitida a entrada de bebidas. Em Rio Branco, não será permitido o uso de geleiras. Garrafas de vidro também não serão permitidas.

Em Cruzeiro do Sul, o evento será promovido pela Associação Comercial e Industrial de Cruzeiro do Sul (Acics), em parceria com a Prefeitura Municipal e apoio da Sete, FEM, PMAC e CBMAC.

A ação demonstra o compromisso do governo do Estado em reconhecer e valorizar as contribuições dos trabalhadores para a sociedade, promovendo dignidade e reconhecimento aos cidadãos.

Ação demonstra compromisso do governo do Estado em reconhecer e valorizar contribuições do trabalhador para a sociedade. Foto: Diego Gurgel/Secom

Serviços:


Rio Branco

Data: quarta-feira, 1º

Horário: a partir das 17h

Abertura: Banda Trio Furacão e DJ Black

Atração: Show da cantora Nayara Azevedo

Local: em frente ao Palácio Rio Branco

No local, também estarão os feirantes que participam da Economia Solidária.

Cruzeiro do Sul

Data: terça-feira, 30

Horário: das 21h às 3h da manhã

Abertura: artistas locais

Atração: Show do cantor Nadson o Ferinha

Local: Praça Orleir Cameli – Centro

No local, também estarão os feirantes que participam da Economia Solidária.

Comentários

Continue lendo

Geral

Ação conjunta das polícias Civil e Militar resulta na apreensão de drogas e causa prejuízo de mais de R$ 40 mil aos criminosos

Publicado

em

No último domingo, 28, uma operação coordenada entre as polícias Civil e Militar do Estado do Acre resultou na apreensão de uma quantidade significativa de drogas no bairro Bom Sucesso, em Sena Madureira. Após uma extensa busca na região, as autoridades encontraram 3,15 kg de maconha e 400g de pasta base de cocaína. Essa apreensão representa um duro golpe contra o tráfico de drogas e o crime organizado na região, causando um prejuízo estimado em mais de R$ 40 mil para os criminosos.

Essa não é a primeira vez que as polícias Civil e Militar atuam em conjunto no enfrentamento ao tráfico de drogas e outras atividades criminosas. A colaboração contínua entre as instituições é fundamental para desmantelar redes de crime organizado e promover um ambiente mais seguro para a comunidade.

As autoridades seguem trabalhando incansavelmente para identificar e deter os responsáveis pelo tráfico de drogas, bem como para evitar que essas substâncias ilícitas cheguem às ruas e prejudiquem a sociedade. A operação realizada no bairro Bom Sucesso é mais um exemplo do comprometimento das forças de segurança com a segurança pública e o bem-estar da população.

Comentários

Continue lendo