O jogador Dudu, da SE Palmeiras, disputa bola com o jogador Danilo Avelar, do América FC, durante partida válida pela décima oitava rodada, do Campeonato Brasileiro, Série A, na arena Independência. (Foto: Cesar Greco)
A Polícia Civil cumpriu mandados de busca e apreensão nesta terça-feira (24) no município de Lábrea, no Amazonas, como parte da Operação Falso 9, que apura um esquema de fraudes financeiras envolvendo jogadores da Série A do Campeonato Brasileiro. O número exato de mandados cumpridos no estado não foi divulgado pelas autoridades.
A operação foi deflagrada simultaneamente em outros quatro estados: Rondônia, Mato Grosso, Paraná e Amazonas. As investigações apontam que a quadrilha utilizava documentos falsos para abrir contas bancárias em nome dos atletas e solicitava a portabilidade dos salários, desviando os valores assim que eram depositados.
Entre os jogadores vítimas do golpe estão o atacante Gabigol, atualmente no Cruzeiro, com prejuízo estimado em R$ 938 mil, e o zagueiro Walter Kannemann, do Grêmio.
No total, foram cumpridos 11 mandados de prisão e 22 de busca e apreensão. O suposto líder da quadrilha foi preso em Curitiba (PR), onde os policiais também apreenderam documentos falsificados, celulares e dados pessoais de vítimas. A operação contou com o apoio do Ciberlab, laboratório de crimes cibernéticos do Ministério da Justiça, e segue em andamento para identificar outros possíveis envolvidos e vítimas.