Da CNN, em São Paulo
O número de novos casos de infecção por HIV registrou aumento de 21% na América Latina entre 2010 e 2019, segundo informações divulgadas nesta segunda-feira (30) em relatório da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).
__________________
__________________
A OPAS informou que, de acordo com os dados recentes disponíveis, o número de novos casos por ano continuou aumentando, de 100 mil em 2010 para 120 mil em 2019. No mesmo período, o número de mortes anuais relacionadas à aids diminuiu ligeiramente, passando de 41 mil em 2010 para 37 mil em 2019.
Outra tendência grave é que as interrupções nos serviços de saúde em razão da Covid-19 ameaçam a continuidade dos testes e o acompanhamento do tratamento. Diante desse cenário, a OPAS e UNAIDS lançaram uma campanha na região para promover autoteste.
“Esses dados indicam que, sem dúvida, a infecção por HIV ainda representa um sério problema de saúde pública na América Latina e que devemos enfrentar as desigualdades, o estigma e a discriminação para garantir que ninguém seja deixado para trás”, disse a diretora da OPAS, Carissa F. Etienne.
Etienne acrescentou que “espera-se que a COVID-19 exacerbe esta situação devido a seu impacto nos serviços essenciais de saúde, especialmente em países com sistemas de saúde frágeis. Por essas razões, devemos intensificar nossos esforços para proteger esses serviços e permanecer focados em nosso objetivo final de eliminar a aids, que causa um sofrimento terrível”.