Novo hospital regional de Brasiléia irá homenagear pai do governador Sebastião Viana

Foto divulgada por internalta em rede social mostra a nova fachada com o nome do governador – Imagem: reprodução

Fotos que circulam nas redes sociais neste domingo, dia 26, levantou uma polêmica entre os moradores e os que defendem o atual governo de Sebastião Viana (PT). Prestes a entregar parte de sua obra depois de quatro anos de atraso, moradores registraram a fachada com o nome de Wildy Viana, que também é pai do senador Jorge Viana.

Seu ‘Dico’, como era conhecido em Brasiléia, foi comerciante e tem raízes no município. A polêmica, fica para saber se o antigo e sucateado hospital de clínicas Raimundo Chaar, que funciona há décadas, será fechado definitivamente.

Segundo um morador de Brasiléia, questiona se não poderia deixar essa homenagem para um segundo hospital e se teria necessidade da mudança. Também lembram que nenhuma consulta popular foi feita para saber se queriam a troca do nome da unidade hospitalar.

“E que comecem os mimimis, agora irão reclamar do nome. O que interessa é estar pronto, atender as necessidades da população, ser totalmente adequado e equipado? Ou o nome?”, diz um internauta e que é rebatido: “Isso não é mimimi nenhum amigo, o mínimo que um gestor público deve fazer é prezar pela vontade do seu povo, ou ele acha que é um governo totalitário onde ele decide o que quer e o nome que pode dar a qualquer coisa que ele construa?…”

No dia 15 de abril de 2013, o atual governador, Sebastião Viana, assinou a ordem de serviço para a construção do novo hospital, que irá atender toda a regional do Alto Acre que composta por quadro municípios. Inicialmente, a construção tinha um orçamento de R$ 50 milhões e que pode ter sido duplicado.

Seu prazo inicial para ser entregue seria para o ano de seguinte, em 2014. Sua estrutura, segundo a placa que foi colocada e divulgada pela agência estatal, seria de 91 leitos com até UTI. Nos últimos anos, foram vários reinícios das obras não cumpridas, várias reclamações, e a promessa da entrega de uma parte no próximo mês.

Como seria, ou será, o Hospital Regional do Alto Acre, segundo a placa colocada inicalmente;

Valor da Obra – R$ 50.453,370

Área Construída – 10.968,20 m²
91 leitos
Ambulatório;
Urgência;
Emergência – 10 leitos;
Semi-intensivo – 5 leitos;
Repouso dos funcionários;
Observação – 10 leitos;
Radioimagenologia;
Laboratório;
Enfermaria – 61 leitos;
Administração;
Refeitório;
Cozinha;
Apoio e Serviços;
Medicamentos;
Abrigo de resíduos;
Centro obstétrico – 5 leitos;
Esterilização/Lavanderia;
Centro Cirúrgico;
Repouso centro cirúrgico;
Necrotério;
Guarita;
Reservatório de água;
Heliponto;
Ponto de ônibus

 

MATÉRIA RELACIONADAS:

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima