REUTERS/Sebastian Castaneda
Uma boa notícia para quem deseja viajar nesse fim de ano para o Peru, mas estava com receio devido às manifestações. Os movimentos estão suspensos a partir desta quinta-feira (22) até o dia 3 de janeiro de 2023.
A decisão foi tomada pelas organizações sociais e pelo comitê social de luta pelo Peru. A informação foi repassada na noite desta quarta-feira (21), durante live no Instagram da jornalista Chrísna Lima com o operador de turismo de Cusco, Lorenzo Cahuana, da Lorenzo Expeditions.
“Agora temos uma breve paralisação das manifestações, acabou também o toque de recolher de Cusco e de outras regiões do Peru. Estamos felizes com essa notícia porque teremos essa pequena trégua, diante da situação caótica que estávamos vivendo. Estamos tranquilos e em paz, tanto nas fronteiras, no transporte aéreo e transporte terrestre. O acesso a passeios em lugares turísticos também foram retomados. Estamos prontos para receber os turistas” afirmou Lorenzo Cahuana.
Estradas foram fechadas, lugares saqueados e pessoas foram mortas durante os protestos. Turistas de várias partes do mundo foram impossibilitados de sair de Machu Picchu e ficaram alguns dias na cidade Águas Calientes devido à suspensão do serviço do transporte ferroviário de Cusco.
Com a suspensão dos protestos os serviços foram retomados e as cidades de Puerto Maldonado, Cusco, Lima e Arequipa já recebem turistas nesses próximos dias até o início do mês de janeiro.