No Acre, aproximadamente 170 mil beneficiários do INSS ainda não fizeram prova de vida

Segurados devem procurar INSS até 28 de fevereiro. Quem não fizer a comprovação de vida pode ter benefício bloqueado.

No Acre, aproximadamente 170 mil beneficiários do INSS ainda não fizeram prova de vida (Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre)

Por Jornal do Acre 2ª Edição

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou que no Acre, aproximadamente 170 aposentados e pensionistas ainda não comprovaram que estão vivos. Os beneficiários têm até o dia 28 de fevereiro para fazer a atualização e continuar recebendo pelo INSS.

Este procedimento é obrigatório e deve ser feito anualmente. O gerente executivo do INSS, Elias Evangelista, explica que a comprovação de vida tem o objetivo de coibir fraudes no recebimento do benefício.

“Essa é uma forma de segurança que o INSS tem para que seja evitado o recebimento indevido do benefício de pessoas que já estão mortas ou alguma outra fraude que faça com que esse benefício seja pago indevidamente”, explica.

__________________________

Os beneficiários devem procurar o banco onde recebem o benefício e apresentar um documento oficial com foto. Algumas instituições financeiras estão utilizando a tecnologia de biometria para realizar o procedimento nos terminais de autoatendimento.

__________________________

Quem não puder comparecer à agência bancária por motivo de doença ou dificuldade de locomoção, pode eleger um procurador que deverá ser cadastrado junto ao INSS. O procurador deve ir a uma agência da previdência social munido do documento assinado pelo beneficiário e de um atestado médico, emitido nos últimos 30 dias, que comprove a impossibilidade de locomoção do beneficiário.

Um modelo da procuração está disponível na página do INSS na internet. Os beneficiários que vivem no exterior também podem realizar a comprovação de vida por meio de um procurador cadastrado no INSS ou por meio de documento de prova de vida emitido pelo consulado.

Quem não fizer a comprovação de vida no banco dentro do prazo pode ter o benefício bloqueado. “Caso esse segurado não compareça até o dia 28, o seu benefício será bloqueado e será reativado somente quando ele comparecer a agência bancária, onde ele recebe o benefício, onde deve ser feito a atualização e confirmação de vida”, finaliza Evangelista.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Marcus José