No AC, nove candidatos renunciam após fazerem registro no TRE

Ao todo 2.266 candidatos apresentaram pedido de registro no estado.
Postulantes aguardam julgamento se estão ou não aptos à candidaturas.

G1

Dos 2.266 candidatos que fizeram registro no Tribunal Regional Eleitoral para concorrer nas eleições, nove renunciaram de participar do pleito no Acre. Os candidatos tiveram até o dia 15 de agosto para fazer os pedidos de registro de candidatura para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador das eleições de 2016.

Dos candidatos que desistiram de concorrer nas eleições, cinco são homens e quatro mulheres. Os dados foram divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral, atualizados neste domingo (21).

A quantidade de candidatos que estão aptos ou não para concorrer às eleições ainda não foi divulgada pelo TRE. Os outros 2.257 candidatos inscritos aguardam o julgamento do pedido. Portanto, o TRE enfatiza que esses números ainda podem sofrer alterações.

O diretor do órgão no Acre, Carlos Venícius Ribeiro, explica que todos os candidatos ainda estão com os pedidos em julgamento e diz que o tempo de avaliação varia de acordo com a velocidade que cada cartório leva para preparar o processo para que seja julgado pelo juiz.

Além disso, Ribeiro afirma que existe um prazo do Ministério Público Eleitoral para apresentar impugnação. Segundo o diretor, a meta é que até o dia 12 de setembro, todos os registros tenham sido julgados pelo TRE e que seja divulgado quantos candidatos estarão aptos a concorrerem nas eleições.

“Tem que esperar passar esse prazo, e caso não haja impugnação e esteja tudo certo com a documentação, é que o juiz eleitoral vai dar sua sentença. O prazo do Ministério Público depende também de cada cartório e de quando foi apresentado o registro de cada candidato. Então, esse prazo varia de caso a caso”, explica o diretor do TRE no Acre.

Pedidos de candidaturas no Acre
O Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) recebeu 2.266 pedidos de registro de candidatura em todo o estado até final do prazo, no dia 15 de agosto.  No último dia, o TRE-AC recebeu 215 registros de candidatura. Em Rio Branco todos os registros foram entregues antes do término do prazo.

A maior parte dos pedidos de registro é de pessoas interessadas em concorrer ao cargo de vereador, um total de 2.110. O TRE-AC registrou  ainda 78 pedidos de candidatos a prefeito e 78 a vice-prefeito nas 22 cidades acreanas.

Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), atualizados neste domingo (21), mostram que 141 candidatos sabem apenas ler e escrever, o índice corresponde a 6,22% . Os dados mostram ainda que dos 2.266 candidatos que devem concorrer a uma vaga durante as eleições municipais de 2016 no Acre, um total de 835 pessoas, ou 36,85% dos candidatos, estudaram somente até o ensino médio.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima