No AC, jornalista boliviano pede refúgio e se diz vítima de ‘perseguição’

Wilson García estaria sendo perseguido após denúncias contra ministro.
Imigrante diz que entrou com pedido de refúgio na Polícia Federal.

G1

Wilson García está no Acre desde o último dia 19 e busca refúgio (Foto: Reprodução Rede Amazônica Acre)

O jornalista boliviano Wilson García está no Brasil desde o último dia 19 de maio em busca de refúgio. Ele diz que é acusado de conspiração contra o governo boliviano por ter denunciado o ministro da presidência Juan Ramón Quintada por um suposto envolvimento com o narcotráfico e crimes como homicídio, extorsão e corrupção.

Hospedado em um hotel de Rio Branco, o jornalista diz aguardar o advogado, que estaria em Epitaciolândia, a 230 km da capital acreana, montar sua defesa e assim retornar ao país vizinho. García diz que registrou uma denúncia contra o ministro boliviano na Superintendência da Polícia Federal (PF-AC) e fez um pedido de refúgio ao governo brasileiro.

O prazo para que o pedido seja aceito é de até um ano e enquanto não sai, o imigrante pode obter documentação brasileira, segundo a Secretaria de Desenvolvimento Social e de Direitos Humanos do Acre (Sejudh). Em contato com a PF-AC, para confirmar a solicitação de refúgio do imigrante, a reportagem foi informada que apenas na segunda-feira (30) as informações poderiam ser repassadas.

Já o consulado da Bolívia disse desconhecer o pedido do jornalista e também não tem conhecimento de nenhum mandado de prisão contra ele no país.

“Sou perseguido por meu trabalho. Esse ministro da presidência é corrupto e vinculado ao narcotráfico e organizações criminais que incluem também empresários brasileiros. Ele quer tomar o governo de Evo Morales, mas eu apoio a gestão de Morales”, afirma o imigrante.

O jornalista diz que divulgou áudios do ministro em negociações com um chefe do narcotráfico local em um blog e então começou a ser hostilizado. “O traficante Mauro Vasquez Guerra controla uma rede de prostituição no Brasil e na Bolívia. Devido minhas publicações nos jornais ele foi preso, mas os negócios continuam funcionando com outro grupo que trabalha diretamente com o ministro”, ressalta.

García ressalta ainda que passou a sofrer perseguição e ser acusado de conspiração. “As acusações são uma mentira que tiram meus direitos constitucionais, me arrancando da minha família e me julgando injustamente. Exijo que governo da Bolívia explique como conspirei contra o estado. Não quero ser refugiado. Quero voltar para meu país, mas com a garantia de que não serei preso”, conclui.

CLIQUE AQUI PARA VER VÍDEO

Estratégia
O coordenador da Divisão de Apoio e Atendimento ao Imigrante e Refugiado da Sejudh, Lucinei Peres, informou que o jornalista possui uma cópia do pedido de prisão expedido a mando do ministro e teme ser preso sem defesa.

“Ele procurou a igreja católica, que fez o contato com a gente, e começamos a acompanhar o caso. A ideia dele é mobilizar os colegas de imprensa e ver se o ministro que o acusa mostra as provas que ele praticou isso e volte em segurança”, esclarece o coordenador.

Peres ressalta que o imigrante poderia ter deixado o país com o carimbo de turista, porém, afirmou que seria preso caso procurasse as autoridades bolivianas.

“Ele disse que trabalha em Pando, mora em Cochabamba e de cinco em cinco dias voltava para casa. Contou também que fez o pedido de refúgio como estratégia para ganhar tempo para o advogado montar a defesa e ele retornar. Ele tem o protocolo do pedido”, diz.

Colaborou Luizio Oliveira, da Rede Amazônia Acre.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima