No AC, deputado propõe um dia de folga para quem tomar vacina contra Covid-19

Deputado propõe um dia de folga para quem tomar vacina contra Covid-19 – Foto: Reprodução Rede Amazônica

Por Alcinete Gadelha

Para incentivar a população a procurar os pontos de vacinação e tomar as doses da vacina contra a Covid-19, o deputado estadual Neném Almeida (Podemos) apresentou na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), na última semana, um Projeto de Lei que garante um dia de folga ao trabalhador que tomar o imunizante.

“É um dia de folga só. Muitas pessoas não estão indo se vacinar, então, é uma forma de incentivar para irem porque muitos como eu passaram muito mal quando se vacinaram, no primeiro e segundo dia. Há pessoas que não sentem nada, mas tem outras que têm reação. Então, aproveita esse dia para repousar”, justificou.

Almeida disse que o PL foi apresentado na semana passada e deve ir para as comissões e só depois deve ser encaminhado ao plenário da Casa para votação.

“O déficit de vacinação tem sido alto, tem hora que realmente não tem vacina, mas há outras em que temos doses, mas as pessoas não estão indo. É incentivo a cuidar da saúde”, defendeu.

O deputado acrescentou ainda que caso aprovada, a lei deve amparar servidores públicos e de empresas privadas. Ele disse que basta apresentar a carteira de vacinação para comprovar que tomou a dose do imunizante.

Vacinação no Acre

De acordo com informações do portal de transparência do governo, o Acre recebeu 436.360 doses de vacinas e foram aplicadas 339.602 até esta quarta-feira (30), data da última atualização, sendo 259.791 da primeira dose e 79.674 da segunda. Rio Branco aplicou 169.439 doses e Cruzeiro do Sul 41.732.

Segundo o governo, o número de doses aplicadas que consta no portal refere-se aos dados já inseridos no sistema do Ministério da Saúde, cujas atualizações são realizadas pelos municípios. Por isso, pode haver atraso nas informações.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
G1 Acre