No AC, campanha contra HPV segue até o dia 10 de abril

Campanha pretende imunizar ao menos 22 mil adolescentes. Meninas de 11 a 13 anos devem ser vacinadas.

G1/AC

Meninas de 11 a 13 anos devem ser vacinadas
(Foto: AFP/BBC)

A campanha de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS) contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) continua até o dia 10 abril. Até o momento, segundo dados da Secretaria do Estado de Saúde (Sesacre) da meta de 22 mil adolescentes entre 11 a 13 anos que devem ser vacinadas, pouco mais de 25% foram imunizadas no Acre. No país, a meta atingida até esta segunda foi de 47%.

O coordenador Estadual de Imunização, Ivan Galvão, explica que mesmo que a Saúde não bata a meta de jovens vacinadas no Acre, 80% imposta pelo Ministério da Saúde, a vacina vai continuar disponível no serviço normal das unidades de saúde ao longo de todo o ano.

“A vacina vai ficar dentro da rotina de serviço para as meninas de 11 a 13 anos neste ano, a meta é vacinar mais de 22 mil adolescentes dentro dessa faixa etária. Os municípios estão fazendo as atividades de vacinação, a gente fica em campanha até dia 10 do mês que vem, podendo ou não ser prorrogado o prazo”, afirma.

Ivan explica ainda que as Secretarias de Saúde dos municípios têm alegado dificuldades por conta das vias do interior, que são em grande parte ramais com o acesso precário. Outro motivo alegado é a falta de combustíveis por conta da cheia do Rio Madeira, em Rondônia.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima