Nível do Rio Acre baixa 1 metro após alcançar 9 na fronteira

Rio Acre baixou cerca de 1 nesta quarta-feira após alcançar os 9 metros. O nível de alerta é a partir dos 10. Fotos: Alexandre Lima

Após atingir o nível de 9 metros no final desta terça-feira, dia 22, o Rio Acre deu sinal de vazante nas primeiras horas desta quarta-feira (23). A régua de medição existente na cidade de Epitaciolândia, marcava precisamente 8 metros às 8:48 e continuava baixando.

Local de medição do rio Acre em Epitaciolândia. Cota de transbordamento e alagamento é a partir dos 11 metros. Foto: Alexandre Lima

De domingo (19) à segunda-feira (20), o Rio Acre subiu de 4,68cm para 8,60cm, registrando 3,92, fato esse que chegou a dar um pequeno susto aos moradores de Brasiléia e ribeirinhos. Na cidade de Assis Brasil, por telefone foi dito que o nível estaria um pouco acima do normal, mas, já apresentava sinal de vazante.

A notícia que por enquanto é boa na fronteira, passa a ser preocupante para a Capital, onde irá receber esse grande volume de água, se misturando com outros afluentes. Segundo meios de notícias, algumas residências já estariam sendo alcançadas pelas águas, deixando os moradores das áreas baixas em estado de alerta.

Em relação ao mesmo período de 2012, se pode dizer que o Rio Acre, está dentro da média, já que está no período das chuvas. Segundo os mais antigos, “tem que ficar atento até meados de fevereiro, quando se chove muito e o que mais preocupa, são as chuvas na região do Peru”.

Durante o mês de janeiro, é normal segundo a climatologia do INMET que a região leste, centro-oeste e o leste do oeste do estado do Acre, tenham maiores registros de chuva (acima de 260,0 mm/mensais), enquanto as porções mais ao extremo noroeste do Estado apresentam os menores registros (abaixo de 260 mm/mensais).

No final do dia desta terça, o nível atingiu os 9 metros – Foto: Alexandre Lima

 

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima