Nível de insatisfação com telefonia fixa é preocupante, diz Anatel

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou hoje os resultados da Pesquisa Nacional de Satisfação dos Usuários dos Serviços de Telecomunicações. De acordo com o levantamento que entrevistou 200 mil pessoas em todo o país, o nível de satisfação com a telefonia fixa residencial é de 46,4%.

Segundo a agência, os usuários dos serviços de telecomunicações foram questionados sobre as condições de prestação dos serviços, considerando o grau de satisfação: 2,9% dos entrevistados disseram estar totalmente satisfeitos com os serviços; 43,5% afirmaram estar satisfeitos e 40,7% nem um nem outro. Além disso, 11% dos entrevistados disseram estar insatisfeitos com os serviços e 1,8%, totalmente insatisfeitos.

Ainda de acordo com a pesquisa, o nível de satisfação com telefonia de longa distância nacional residencial é de 71%; de 64,6% com a telefonia de longa distância internacional residencial. E o nível de satisfação com banda larga fixa residencial é de 52,3%.

O levantamento também apontou o nível de satisfação com telefonia fixa não residencial, que ficou em 55,6%.

O superintendente de serviços públicos da Anatel, Roberto Martins, disse que a pesquisa mostra que o setor enfrenta uma situação “preocupante”, quando registrou cerca de 13% dos usuários insatisfeitos na telefonia fixa. Ele ressaltou que este percentual corresponde a mais de quatro milhões de usuários do universo de 40 milhões do serviço de telefonia fixa.

“Tanto a Anatel quanto as empresas têm que mergulhar neste estudo para identificar os principais ofensores”, disse Martins. Segundo ele, toda empresa “tem que buscar a felicidade dos seus usuários” e se sentir na obrigação de melhorar a qualidade do serviço.

Operadoras

A GVT apresentou maior nível de satisfação na telefonia fixa residencial na pesquisa. A companhia registrou o percentual de 66,1% de satisfação dos usuários entrevistados, sendo 61,4% com avaliação de satisfeito e 4,7% com totalmente satisfeito.

Ao todo, 4,1% dos usuários entrevistados se consideram insatisfeitos com o serviço e outros 0,4% totalmente insatisfeitos com a telefonia fixa residencial da GVT .

Por outro lado, a Telefônica apresentou maior nível de insatisfação na telefonia fixa residencial na pesquisa. A companhia registrou o percentual de 16,7% de insatisfação dos usuários entrevistados, sendo 13,3% com avaliação de insatisfeito e 3,4% com totalmente insatisfeito.

A Sercomtel registrou 63,2% dos clientes consultados com a avaliação de satisfeito para a telefonia fixa não residencial, sendo 57,2% responderam que estão satisfeitos e 6,0% que estão totalmente satisfeitos.

(Rafael Bitencourt | Valor)

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima