fbpx
Conecte-se conosco

Brasil

Nascidos até 1968 podem agendar saque de valores esquecidos

Publicado

em

É necessário login prata ou ouro no Portal Gov.br para fazer retirada

Dinheiro, Real Moeda brasileira

Por Wellton Máximo – Repórter da Agência Brasil – Brasília

A partir de hoje (7), as pessoas nascidas até 1968 ou empresas abertas antes desse ano poderão pedir o saque de recursos esquecidos em instituições financeiras. O processo deve ser feito no site Valores a Receber, criado pelo Banco Central (BC) para consulta e agendamento da retirada de saldos residuais.

A consulta foi aberta na noite de 13 de fevereiro. Na ocasião, o próprio sistema informou a data e o horário em que usuários com recursos a sacar devem retornar ao site para fazer o agendamento. O processo vai até sexta-feira (11). Quem perder o prazo ou o horário poderá fazer repescagem no sábado (12), das 4h às 24h. O usuário que perder a repescagem só poderá retornar a partir de 28 de março.

Após o pedido de saque, a instituição financeira terá até 12 dias úteis para fazer a transferência. A expectativa é que pagamentos realizados por meio de Pix ocorram mais rápido.

Para agendar o saque, o usuário deverá ter conta nível prata ou ouro no Portal Gov.br. Identificação segura para acessar serviços públicos digitais, a conta Gov.br está disponível a todos os cidadãos brasileiros. O login tem três níveis de segurança: bronze, para serviços menos sensíveis; prata, que permite o acesso a muitos serviços digitais; e ouro, que permite o acesso a todos os serviços digitais.

Segundo o balanço mais recente do BC, cerca de 114 milhões de pessoas e 2,7 milhões de empresas acessaram o sistema de consultas criado para o resgate do dinheiro. Desse total, 25,9 milhões de pessoas físicas e 253 mil empresas descobriram que têm recursos a receber.

Confira abaixo o passo a passo para a retirada do dinheiro:

Passo 1
Acessar o site valoresareceber.bcb.gov.br na data e no período de saque informado na primeira consulta. Quem esqueceu a data pode repetir o processo, sem esperar o dia 7 de março.

Passo 2
Fazer login com a conta Gov.br (nível prata ou ouro). Se o cidadão ainda não tiver conta nesse nível, deve fazer logo o cadastro ou aumentar o nível de segurança (no caso de contas tipo bronze) no site ou no aplicativo Gov.br. O BC aconselha ao correntista não deixar para criar a conta e ajustar o nível no dia de agendar o resgate. Confira aqui como aumentar o nível do login Gov.br.

Passo 3
Ler e aceitar o termo de responsabilidade

Passo 4
Verificar o valor a receber, a instituição que deve devolver o valor e a origem (tipo) do valor a receber. O sistema poderá fornecer informações adicionais, se for o caso. A primeira etapa da consulta só informava a existência de valores a receber, sem dar detalhes.

Passo 5
Clicar na opção indicada pelo sistema:

“Solicitar por aqui”: para devolução do valor via Pix em até 12 dias úteis. O usuário deverá escolher uma das chaves Pix e informar os dados pessoais e guardar o número de protocolo, caso precise entrar em contato com a instituição.

“Solicitar via instituição”: a instituição financeira não oferece a devolução por Pix. O usuário deverá entrar em contato pelo telefone ou e-mail informado para combinar com a instituição a forma de retirada: Transferência Eletrônica Disponível (TED) ou Documento de Crédito (DOC).

Importante: na tela de informações dos valores a receber, o cidadão deve clicar no nome da instituição para consultar os canais de atendimento.

Calendário

Para evitar excesso de procura no site, o Banco Central escalonou o pedido de saque conforme a idade do correntista ou a data de fundação da empresa. A cada semana, um público diferente será atendido.

O prazo de agendamento para pessoas nascidas entre 1968 e 1983 ou empresas fundadas nesse período será de 14 a 18 de março, com repescagem em 19 de março. Quem nasceu a partir de 1984 ou abriu empresa nesse ano, a data vai de 21 e 25 de março, com repescagem em 26 de março. As repescagens também ocorrerão aos sábados no mesmo horário, das 4h às 24h.

Quem perder o sábado de repescagem poderá pedir o resgate a partir de 28 de março, independentemente da data de nascimento ou de criação da empresa. O BC esclarece que o cidadão ou empresa que perderem os prazos não precisam se preocupar. O direito a receber os recursos são definitivos e continuarão guardados pelas instituições financeiras até o correntista pedir o saque.

Nesta primeira fase, estão sendo liberados R$ 3,9 bilhões esquecidos em instituições financeiras. Em maio, haverá uma nova rodada de consultas, com mais R$ 4,1 bilhões disponíveis.

Além dos valores residuais em bancos, o cidadão pode ter outras fontes de dinheiro esquecido, como cotas de fundos públicos, revisão de benefícios da Previdência Social, restituições na malha fina do Imposto de Renda e até pequenos prêmios de loterias. A Agência Brasil preparou guia para facilitar a busca por recursos adicionais.

Comentários

Continue lendo

Brasil

‘The Eight Show’, ‘Ashley Madison’ e mais chegam aos streamings

Publicado

em

Por

‘The Eight Show’, ‘Ashley Madison’ e mais chegam aos streamings
ESTADÃO CONTEÚDO

‘The Eight Show’, ‘Ashley Madison’ e mais chegam aos streamings

A sul-coreana ‘The 8 Show’ e a ação com Jason Statham Beekeeper estão as séries e os filmes em destaque nas estreias da semana no streaming . Confira a seguir.

The 8 Show

Enquanto os fãs de ‘Round 6’ ainda não têm a 2.ª temporada da atração, eles podem ficar com esta outra série sul-coreana da Netflix envolvendo um gameshow bizarro com muito dinheiro em jogo.

Oito pessoas são convocadas a conviver em uma espécie de reality show no qual ficam confinadas, e têm de viver longamente juntos em prédio de oito andares. Quanto mais o tempo passa, mais dinheiro receberão ao fim do desafio. Netflix. Estreia: sáb.,18

Beekeeper: Rede de Vingança

Estrelado por Jason Statham, o filme tem início quando um apicultor que trabalha na casa da sra. Parker toma conhecimento de que a amiga se matou após ser vítima de um golpe pela internet que lhe tomou todas as suas economias. Em busca de vingança, ele decide ir à sede da empresa que realiza as práticas ilícitas. A partir daí, surgem tramas bem maiores envolvendo interesses de poderosos. Como a maioria dos longas de ação com Statham, este traz uma série de cenas com luta, tiros e explosões. Prime Video. Estreia: 6.ª, 17

Ashley Madison: Sexo, Mentiras e Escândalo

Baseada em fatos reais, a série documental de três episódios aborda o site de relacionamentos Ashley Madison, voltado exclusivamente a pessoas casadas que desejavam um caso extraconjugal, que fez sucesso em alguns países na última década

A atração traz a visão de usuários que traíram, de seus parceiros traídos, do criador da empresa e mostra ainda o problema de cibersegurança que atingiu a plataforma em 2015, quando houve um grande vazamento de informações de seus usuários Netflix. Já em cartaz.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

The post ‘The Eight Show’, ‘Ashley Madison’ e mais chegam aos streamings first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Comentários

Continue lendo

Brasil

Estados da Região Norte têm maior proporção de déficit habitacional

Publicado

em

Por

Três estados da Região Norte lideram o ranking de unidades da federação com maior proporção de déficit habitacional em relação ao total de domicílios. Levantamento da Fundação João Pinheiro (FJP), em parceria com o Ministério das Cidades, com base em dados de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que o Amapá lidera a lista, com 18% de déficit.

Em seguida, aparecem Roraima (17,2%) e Amazonas (14,5%). O déficit habitacional representa a quantidade de imóveis ocupados que estão em situação precária, em que há diferentes famílias dividindo residências ou nas quais o pagamento de aluguel nas cidades representa ônus excessivo para o morador.

Em cada um desses estados, o principal motivo para o déficit é diferente. Enquanto no Amapá a maioria dos casos envolve habitação em situação precária, no Amazonas, a coabitação é o principal problema (apesar da situação precária também ser muito relevante). Em Roraima, o problema é o ônus com o aluguel.

“Esses problemas acabam se acumulando nos estados do Norte, onde a produção de moradias e o padrão de urbanização muitas vezes acabam sendo as habitações precárias, como as palafitas. O modelo de produção habitacional sem divisão de cômodos puxa a questão da coabitação. E, por fim, nas capitais, acaba tendo muito problema do ônus dos aluguéis”, explica o pesquisador da Fundação João Pinheiro Gabriel Lacerda.

Com exceção do Tocantins (8,2%), todos os demais estados da Região Norte têm proporção de déficit superior a 10%. Fora da região, apenas o Maranhão (14,4%, a quarta maior proporção nacional) e o Piauí (11,5%) superam esse patamar.

Por outro lado, os estados com menor proporção de déficit entre o total de domicílios são o Rio Grande do Sul (5,9%), Espírito Santo (6,3%) e Pernambuco (6,3%). A média nacional, divulgada em abril, é de 8,3%. 

Em números absolutos, o país tem 6,22 milhões de domicílios em situação de déficit. Mais da metade desse déficit, 3,24 milhões (52,2%), se devem ao ônus excessivo com aluguel urbano, ou seja, quando a renda domiciliar é de até três salários mínimos e o pagamento pela moradia corresponde a mais de 30% dessa renda.

O restante do déficit é explicado por habitações precárias (1,68 milhão ou 27,1%) e por coabitação, ou seja, mais de uma família por domicílio ou mais de duas pessoas por dormitório (1,29 milhão ou 20,8%).

“Um caminho mais óbvio para enfrentar o déficit é a provisão de moradias. Mas não é suficiente. A gente precisa entender que um programa de larga escala como é, por exemplo, o Minha Casa. Minha Vida, não dá conta do problema”, afirma Raquel Ludermir, gerente de Incidência em Políticas Públicas da Habitat para a Humanidade Brasil.

Segundo ela, o Minha Casa, Minha Vida tem meta de 2 milhões de moradias, abaixo do déficit de mais de 6 milhões. Para Raquel, é preciso investir também na melhoria de habitações já existentes.

“São pessoas que estão em situação já consolidada, em domicílios próprios e que precisam, seja de implementação de infraestrutura, seja de melhorias nas edificações, seja de regularização fundiária”.

Em relação ao ônus excessivo dos aluguéis, Raquel explica que há grande concentração de imóveis nas mãos de poucas pessoas. “Aqui a gente remonta a uma questão histórica, à concentração de terras no Brasil e como isso se desdobra hoje no mercado imobiliário. Por um lado, é preciso falar de regulação do mercado de aluguel. Por outro lado, há um desafio muito importante que é a quantidade de imóveis ociosos, vazios e subutilizados. Há mais de 11 milhões de domicílios vagos no Brasil”.

Coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Rud Rafael também chama a atenção para o grande número de domicílios vazios no país.

“O Censo de 2010 apontava que o país tinha 6,07 milhões de imóveis vagos e 5,8 milhões de famílias precisando de moradia. Esse abismo se aprofundou de 2010 a 2022, com 11,4 milhões de domicílios vazios [em 2022], um crescimento de 87%, e o déficit indo a 6,2 milhões, o que mostra um crescimento de aproximadamente 8%. Então, houve certo controle do aumento do déficit e uma escalada vertiginosa do crescimento dos domicílios vagos”.

As unidades da federação com maiores números absolutos de déficit habitacional são os estados de São Paulo (1,25 milhão ou cerca de 20% do total nacional), Minas Gerais (557 mil) e Rio de Janeiro (544 mil). Apesar disso, todos têm a proporção menor que a média nacional, de 8,3%: São Paulo (7,5%), Minas (7,2%) e Rio (8,2%).

Em nota, o Ministério das Cidades informa que os dados da pesquisa são de alta relevância para balizar o desenho da política habitacional do governo federal e auxiliar no direcionamento adequado dos recursos públicos em apoio à população de renda mais baixa do país.

O estudo reforça a importância da retomada de investimentos públicos no setor por meio de políticas públicas como o Programa Minha Casa Minha Vida, acrescenta a nota.

“Nota-se que, desde 2023, com a retomada do MCMV, o atual governo, para enfrentar o déficit habitacional no país, já selecionou a construção de mais de 300 mil moradias subsidias com recursos da União e financiou outras 636 mil casas, ou R$ 93,6 bilhões, por meio do FGTS”, informa a nota.

Fonte: EBC GERAL

Comentários

Continue lendo

Brasil

Agendão GPS: festas agitam a capital neste fim de semana

Publicado

em

Por

Agendão GPS: festas agitam a capital neste fim de semana
Pedro Reis

Agendão GPS: festas agitam a capital neste fim de semana

Mais um fim de semana na área e o GPS|Brasília chegou com o seu Agendão. Confira na nossa seleção qual é o melhor programa para você aproveitar, seja descansando, rindo ou virando a noite com muita música. O destaque é com certeza o Funn Festival, que traz grandes nomes do rap nacional na sexta-feira (17) e bastante sertanejo no sábado (18). Veja abaixo a lista completa.

  • Funn Festival 2024

Nos dias 17 e 18 de maio, o Estacionamento 9 do Parque da Cidade será palco de apresentações incríveis. Na sexta-feira, o line-up inclui Marcelo D2, Djonga, Criolo e Tasha e Trace, prometendo uma noite de rap. No sábado, é a vez de Eduardo Costa, Edson e Hudson, Gian e Giovani e Trio Parada Dura animarem o público com muito sertanejo.

Serviço:

Funn Festival 2024
Datas: sexta-feira (17) e sábado (18)
Onde: Estacionamento 9 do Parque da Cidade
Ingressos: site

  • Praiana Na Praia: Festa Pé na Areia

No dia 18 de maio, a partir das 16h, a Barraca do Coco, no Na Praia Parque, se transforma na “praia” perfeita para a festa Praiana. Com uma mistura de forró, samba e ritmos contagiantes, o evento contará com apresentações do DJ Chicco Aquino, o trio Mel de Lamparina, DJ Umiranda e o sexteto Caraivana.

Serviço:

Praiana Na Praia: Festa Pé na Areia
Data: 18 de maio, a partir das 16h
Local: Barraca do Coco, Na Praia Parque
Ingressos: disponíveis no site ou app

  • Brasília Game Festival

De 17 a 19 de maio, o Centro de Convenções Ulysses Guimarães recebe a segunda edição do Brasília Game Festival. Com início às 11h, o evento gratuito terá competições de sinuca, Fifa, Fortnite, Just Dance e muito mais, além de concursos de cosplay e k-pop. Famosos como Bak, Thurzin e Baianinho de Mauá marcarão presença.

Brasília Game Festival

Data: 17, 18 e 19 de maio
Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães
Horário: a partir das 11h
Site: www.brasiliagamefestival.com.br
Instagram: @brasiliagamefest

  • Eixão do Jazz: Tributo a Miles Davis

Neste domingo (19), o Eixão do Jazz homenageia Miles Davis com Paulo Black Quarteto, a partir das 12h na 207 Norte. Além do tributo, a programação inclui discotecagem em vinil e uma Jam Session imperdível. A Tropicália Feira de Vinil também estará presente, oferecendo raridades para os colecionadores.

Serviço:

Eixão do Jazz 2024 – 2ª Temporada
Data: domingo (19), às 12h
Onde: 207 Norte
Acesso: Gratuito

  • Eshta com Jade El Jabel

Na sexta-feira (17), às 19h, o Teatro Brasília Shopping será palco para a celebração dos costumes egípcios com a apresentação do grupo Eshta e a dançarina Jade El Jabel. O espetáculo, dividido em duas partes, começa com um show de dança do ventre e segue com uma palestra sobre Cultura e Romance no Egito.

Serviço:

Eshta com Jade El Jabel
Data: sexta-feira (17)
Horário: 19h
Local: Teatro Brasília Shopping
Classificação: livre
Ingressos: site

  • Sr. Candidato

Nos dias 18 e 19 de maio, a Companhia de Ilusão apresenta a tragicomédia “Sr. Candidato” no Teatro Brasília Shopping. As sessões ocorrem às 20h, com ingressos disponíveis via Sympla. A peça aborda a campanha eleitoral de um político em último lugar nas pesquisas, que recorre a situações absurdas e hilárias para tentar se eleger.

Serviço:

‘Sr. Candidato’, Cia de Ilusão
Datas: 18 e 19 de maio
Horário: 20h
Local: Teatro Brasília Shopping
Classificação: livre
Ingressos: Sympla

  • Cafe de La Musique On Tour

Neste sábado (18), a partir das 18h, a Torre de TV Digital recebe mais de 12 horas de música eletrônica com o Cafe de La Musique On Tour. Headliners como Ashibah, Liu e Meca vão animar a noite com projeções 3D e shows pirotécnicos. Os ingressos variam de R$120 a R$220 e estão disponíveis no site Digital Ingressos.

Serviço:

Cafe de La Musique – On Tour Festival
Onde: Torre de TV Digital (Setor Habitacional Taquari – Lago Norte)
Quando: sábado (18), a partir das 18h
Ingressos: site Digital Ingressos e nas lojas físicas Setemares
Informações: (61)99886-2999

The post Agendão GPS: festas agitam a capital neste fim de semana first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Comentários

Continue lendo