Acre
“Não temos um cenário otimista”, diz Defesa Civil sobre possível enchente em 2025
O coronel lembra que nenhum dos dois fenômenos costumam ser iguais aos anteriores, o que preocupa os especialistas, justamente em razão das mudanças climáticas, que vem trazendo eventos climáticos extremos

Tudo isso pode estar alinhado a dois fenômenos conhecidos: o El Niño, que terminou no último mês e o La Niña
Após enfrentar uma estiagem histórica em 2024, o Rio Acre começou a voltar a ganhar um volume de água no mês de outubro. Com as chuvas intensas registradas nos últimos dias, a Defesa Civil Municipal ficou em alerta para uma possível enchente nos próximos meses.
O tenente-coronel Claudio Falcão, coordenador da pasta, explicou que o cenário para 2025 ‘não é otimista’ e a Defesa Civil já trabalha com a hipótese de uma cheia até pior que a registrada neste ano, quando o Rio Acre atingiu a sua 2ª maior enchente da história.
“Nós temos previsões de a partir de dezembro comece a ter chuvas mais intensas. Não descartamos nenhuma possibilidade. Já trabalhamos com a situação de que isso – uma enchente grande – possa acontecer. Por isso nós estamos preparando todo um cenário para que todos estejamos prontos para atender todas as ocorrências de inundação em 2025”, disse.
Tudo isso pode estar alinhado a dois fenômenos conhecidos: o El Niño, que terminou no último mês e o La Niña – um fenômeno climático e oceânico que ocorre quando as águas superficiais do Oceano Pacífico Equatorial se resfriam anormalmente -, que começou nos últimos dias.
O coronel lembra que nenhum dos dois fenômenos costumam ser iguais aos anteriores, o que preocupa os especialistas, justamente em razão das mudanças climáticas, que vem trazendo eventos climáticos extremos. Como a estiagem deste ano foi recorde, naturalmente espera-se que as enchentes sigam o mesmo caminho.
“Precisamos estar sempre preparados para um cenário mais grave. Haja vista que nós temos visto uma nítida mudança climática nos últimos anos em que eventos extremos acontecem anualmente, não mais naquele intervalo de 4,5,8 anos. Nos últimos quatro anos, todos eles registraram eventos repetidos de inundação”, completou.
Comentários
Acre
Gladson articula em Brasília e sinaliza interesse no Senado em 2026
Entre os destaques, o governador Gladson Cameli volta aos holofotes com articulações em Brasília. De olho em uma possível candidatura ao Senado, Gladson tem visitado colegas no Congresso e chegou a receber uma saudação pública do senador Davi Alcolumbre no plenário. “Eu fico me perguntando: quem é a casca de bala do Gladson? Ele estava com o Márcio no Senado. O do Bocalom é o Márcio”, questionou Astério.
Assista ao vídeo:
Comentários
Acre
Derrota do Flamengo e CNH Social são os temas mais pesquisados no Acre

Foto: Do jogo, Pablo Porciuncula/AFP; da CNH Social, José Caminha/SECOM
O jogo entre Flamengo e Central Córdoba na última quarta-feira (9), pela Libertadores, que terminou com a derrota improvável do time carioca, foi a frase mais pesquisada no Acre no site de buscas Google.
De acordo com o Google Trends, mais de 10 mil pessoas no Acre pesquisaram as palavras “flamengo x central córdoba”, numa alta que durou 13 horas. O time rubro-negro encontrou dificuldades para furar a defesa argentina e sofreu o revés por 2 a 1, na segunda rodada da Libertadores.
A segunda pesquisa mais alta foi “detran Acre”, com mais de 5 mil acessos. A data de pico coincide com a abertura de 5 mil vagas para tirar habilitação de graça no programa CNH Social.
Veja as outras tendências:

Comentários
Acre
25% da população do Acre já tem a nova carteira de identidade nacional

Foto: Agência Brasil / EBC
O Acre é o segundo estado brasileiro que mais emitiu a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). Segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), mais de 25% de sua população já possui a nova identidade que reúne todas as informações em único documento.
Conforme o levantamento, ao todo, foram entregues mais de 222 mil documentos para a população acreana., já foram emitidas mais de 23,5 milhões de CINs em todo o Brasil até essa sexta-feira (11/4).
O primeiro estado a alcançar a marca de emissões para 25% de sua população foi o Piauí em outubro de 2024. Atualmente, o estado já alcançou 32,60% da população com a emissão do novo modelo de documento.
Na sequência aparecem os estados de Alagoas com 21,01% da população alcançada, Mato Grosso com 20,83% e Sergipe com 19,25%.
Segundo o MGI, entre as vantagens da CIN está o padrão nacional e o número único para todo o país. A medida acaba, por exemplo, com a possibilidade de uma pessoa emitir diversas carteiras de identidade em cada estado, pois o número do CPF passa a ser o registro nacional do brasileiro e o cidadão ou cidadã continuará com o mesmo número de identificação em qualquer estado.
Você precisa fazer login para comentar.