Não é desta vez que o Acre vai se livrar das frequentes quedas de energia e no sinal de internet

Inquérito sobre apuração das razões para as constantes interrupções no serviço de abastecimento de energia foi arquivado

A situação das quedas de energia e a consequente perda do sinal de internet no Acre não parece ter uma solução a curto prazo. É o que se entende a partir dos motivos da promoção de arquivamento do Ministério Público do Acre (MPAC) na cidade de Bujari. Por ter somente uma fonte de energia a partir de Porto Velho, o Estado não tem como se livrar das oscilações e quedas no fornecimento.

Consta no termo de arquivamento do MPAC que, por não estar o Acre no anel de distribuição nacional, está mais sujeito a interrupções, pois só recebe energia por uma via, o “Linhão de Rondônia”.

“Para que o Acre fosse inserido no anel, seria necessário interligar o Acre ao Amazonas ou ao Pará, sendo essa uma obra muito difícil de ser concluída em razão das peculiaridades da região amazônica, como grandes áreas de mata fechada e grandes áreas alagadiças”, revela o promotor no termo de arquivamento.

O promotor revelou no documento de arquivamento que as quedas de energia, assim como as constantes quedas nos serviços de internet, estão relacionadas ao isolamento do Acre, que se interliga a outros Estados apenas por Rondônia.

No inquérito, a ANEEL confirmou existir muitos termos de notificação desde 2010. Por sua vez, a Eletrobras Distribuição Acre informou o histórico das causas de interrupções no fornecimento da energia elétrica, esclarecendo que os indicadores do município estão dentro das metas estabelecidas pela ANEEL.

A ação foi instaurada a partir de denúncias da população de Bujari, para apurar as constantes interrupções no fornecimento de energia elétrica. Com as informações e impossibilidade de atuar, inquérito foi arquivado. A decisão do promotor foi publicada na edição de terça-feira (30) no Diário Oficial do Estado do Acre (DOE).

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima