A dengue é uma doença viral que pode ser dolorosa e prejudicial, ela é transmitida através do mosquito Aedes Aegypti, e muitas vezes a doença pode levar o paciente a óbito. O mosquito se reproduz principalmente nos períodos mais quentes e de muita chuva, e em locais que acumulam água parada e limpa, como: Pneus velhos, garrafas com a boca para cima, brinquedos jogados no quintal, vasilhames e lixo acumulado podem virar criadouro do mosquito.
A Secretaria de Saúde através da coordenação de endemias, está com calendário de visitas nos bairros, que começou no dia 02 de janeiro, e termina no dia 10 de março. É importante que os moradores recebam bem as equipes de agentes, tire todas as dúvidas e sigam as orientações.
O coordenador de Endemias do município, Francisco Xavier Paulino Ferreira, falou que este trabalho de conscientização da população, é continuo.
“A gente pede a ajuda da população, porque sem o apoio não vamos conseguir manter o índice de infestação baixa. É muito simples, se cada morador cuidar do seu quintal, eliminar aqueles recipientes que acumulam água, e lavar uma vez por semana a caixa d’água, é o suficiente para manter o índice muito baixo”, ressaltou.
No bairro, Ferreira Silva, os agentes já visitaram os moradores. Uma delas, é Sandra Henrique, que falou dos cuidados que ser deve ter para evitar a dengue.
“O agente de saúde alertar a gente sobre a dengue, como a gente deve se prevenir, manter as caixas d’água tampadas, o quintal limpo, sem garrafas, sem pneus e vasos de plantas sempre vazios”, disse.