MPAC vai até a aldeia Shanenawa Morada Nova para ouvir comunidade indígena

Nesta quarta-feira, 22, o Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) realizou uma visita à aldeia indígena Morada Nova, do povo Shanenawa, no município de Feijó. O objetivo foi ouvir demandas e reivindicações da comunidade.

A visita foi uma iniciativa da Corregedoria-Geral, por meio do projeto Corregedoria Itinerante, e contou com o apoio do Centro de Atendimento à Vítima (CAV) e do projeto TXAI – Atuação do MPAC na Defesa dos Povos Indígenas.

O corregedor-geral, procurador de Justiça Álvaro Luiz Araújo Pereira, e a coordenadora do CAV, procuradora de Justiça Patrícia de Amorim Rêgo, estiveram presentes e reforçaram a importância da aproximação das Instituições com as comunidades indígenas, visando uma atuação mais efetiva nas demandas locais.

“Estamos comprometidos em ouvir ativamente as pessoas durante nossas atividades correcionais, para que possamos construir de fato soluções, conhecendo a realidade e cooperando também com outras instituições”, disse Álvaro Luiz Pereira.

Feijó abriga a maior população indígena do Acre e, durante o encontro, foram promovidos diversos diálogos sobre temas importantes para a comunidade, destacando especialmente o combate à violência de gênero.

Os moradores da aldeia foram convidados para participar de uma audiência pública promovida pela Corregedoria, focada no enfrentamento do feminicídio e da violência doméstica, problemas que afetam significativamente as mulheres indígenas do município. Também foi mencionada a intenção de incluir no projeto TXAI uma abordagem específica sobre a violência de gênero.

“Considerando os elevados índices de feminicídio e violência de gênero no município, e essa iniciativa inovadora da Corregedoria em ouvir a população local para compreender a realidade, é justo que visitemos uma comunidade indígena e destaquemos essas questões para as mulheres locais”, destacou Patrícia Rêgo.

Agência de Notícias do MPAC

Fonte: Ministério Publico – AC

Comentários

Compartilhar
Publicado por
A Gazeta