Nesta terça-feira, 4, o Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) sediou o Seminário Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, com o tema “A importância da prevenção e o fortalecimento da rede de enfrentamento”.
O evento foi realizado pelo Comitê de Combate à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes do Acre, grupo composto por 18 instituições intersetoriais que promove atividades visando ampliar a participação de órgãos públicos e da sociedade civil organizada nas ações de prevenção e combate à exploração sexual infantil.
O procurador-geral de Justiça, Danilo Lovisaro do Nascimento, participou da abertura do seminário e destacou a importância de reunir diferentes setores da sociedade para discutir temas fundamentais relacionados à proteção das crianças e adolescentes.
“Este é um evento muito importante que trará grandes contribuições para a temática do enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes. Ainda temos muito o que construir neste campo, sendo fundamental o fortalecimento da rede de proteção. Agradeço a todos os presentes pelo compromisso demonstrado com essa causa tão importante. Sabemos que as crianças são o futuro do nosso país e todos temos a obrigação de protegê-las”, disse.
Durante o seminário, que contou com a participação do coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Criança e do Adolescente e Execução de Medida Socioeducativa, procurador de Justiça Francisco Maia Guedes, foram discutidos em painéis temas como o plano estadual de enfrentamento à exploração sexual infantil e ações preventivas no âmbito da rede de proteção.
Também estiveram presentes a coordenadora do Comitê, Dulcinéia Silva; a secretária de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Maria Zilmar Almeida; o juiz de Direito José Leite Neto; a delegada da Polícia Civil, Juliana D’Angelis; a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Sarah Nunes Farhat; a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Rio Branco, Iana Sarquis; e a fundadora do Instituto de Assistência à Criança e ao Adolescente Santo Antônio (Iacas/AM), Amanda Cristina Gomes Ferreira, representando a sociedade civil organizada.
“Agradeço ao Ministério Público por nos receber neste dia especial, no qual iremos dialogar com a rede a respeito do enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes. É fundamental a participação de todos para termos um excelente seminário e nos debruçarmos sobre este tema”, afirmou Dulcinéia Silva.
Texto: Hudson Castelo
Fotos: Tiago Teles
Fonte: Ministério Publico – AC