Flash

MPAC promove reunião de balanço das ações em resposta às enchentes

O procurador-geral de Justiça Danilo Lovisaro do Nascimento se reuniu nesta terça-feira, 11, com a coordenação do GPRD e assessores, ocasião em que foi apresentado um balanço parcial das ações realizadas pelo grupo em resposta às enchentes que atingiram o estado.

Participaram da reunião o coordenador, procurador de Justiça Carlos Roberto Maia, e o coordenador adjunto do grupo, promotor de Justiça Luis Henrique Rolim, além do secretário-geral do MPAC, promotor de Justiça Glaucio Oshiro, a superintendente Beth Oliveira, além da servidora Deise Dutra.

Na ocasião, foram discutidas as medidas tomadas até o momento pelo MPAC por meio do GPRD, tanto na fiscalização de abrigos quanto no apoio aos órgãos que prestam assistência às vítimas. Também foram destacadas as ações bem-sucedidas e as principais dificuldades enfrentadas durante a atuação das equipes que acompanharam as situações de crise, inicialmente a da enxurrada e depois a da cheia do Rio Acre.

Além disso, foram levantadas sugestões para a continuidade do trabalho do Ministério Público acreano no que diz respeito à atuação em resposta aos desastres naturais. Dentre as sugestões está a implantação de um setor técnico para estudos ambientais.

Para o procurador-geral, mais do que fazer um apanhado do que já foi feito, o encontro teve a intenção de alinhar questões sobre como o Ministério Público, enquanto órgão fiscalizador, pode aperfeiçoar a sua atuação nas iniciativas de acompanhamento e prevenção aos desastres ambientais.

“A reunião foi solicitada inicialmente para fazer um apanhado do que foi feito desde a enxurrada que ocasionou o transbordamento dos igarapés até a situação de cheia do Rio Acre para que a gente exponha o que foi observado, especialmente na atuação dentro do Parque de Exposições. Houve muitos acertos, mas também devemos discutir o que pode ser melhorado”, disse.

O procurador Carlos Maia e o promotor de Justiça Luis Henrique Rolim reafirmaram a importância do fortalecimento do GPRD. Foi solicitada pelos membros uma nova reunião, com a presença das equipes que trabalharam nos abrigos, para exposição de novas sugestões, visando a estruturação do grupo.

 

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Agência de Notícias do MPAC