MPAC promove palestra sobre memória, valoração da prova e tomada de decisão

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), promoveu na tarde desta segunda-feira, 3, a palestra “Memória, valoração da prova e tomada de decisão”, ministrada pelo juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), professor Dr. Tiago Gagliano.

Realizada no auditório do edifício-sede do Ministério Público acreano, a palestra contou com a presença de integrantes da instituição e foi aberta ao público geral, com transmissão ao vivo pelo canal do MPAC no YouTube.

O procurador-geral de Justiça, Danilo Lovisaro do Nascimento, fez a abertura do evento, dando as boas-vindas e destacando a ampla formação do palestrante e sua expertise em relação ao tema abordado.

“É uma imensa satisfação receber o Dr. Tiago Gagliano para abordar o tema ‘Memória, valoração da prova e tomada de decisão’, que é de suma importância na questão da prova processual. Ele é um dos maiores especialistas nesse campo e todos que assistirem a esta palestra, independente da área de atuação, certamente aprenderão muito, e os profissionais do Direito, com mais razão ainda, poderão usufruir desses ensinamentos nas atividades práticas do dia a dia,” afirmou.

Durante a palestra, Tiago Gagliano destacou técnicas baseadas em evidências científicas que podem ser adotadas pelo sistema jurídico para aumentar a qualidade e a confiabilidade das evidências testemunhais. O magistrado abordou a psicologia do testemunho, um campo de estudo que se concentra na compreensão de como as testemunhas percebem, recordam e relatam eventos que presenciaram. A área inclui a análise dos processos mentais envolvidos na formação e recuperação de memórias relacionadas a eventos específicos, como crimes ou acidentes.

“Tenho pesquisado há algum tempo o tema da tomada de decisão e, mais recentemente, a psicologia do testemunho. O que trago hoje é um pouco sobre essa temática, no que diz respeito à análise de credibilidade do testemunho, à valoração científica da prova e também a outros aspectos da tomada de decisões, para aguçar a curiosidade em relação ao tema,” explicou Gagliano.

A mesa de abertura do evento contou com a presença do corregedor-geral, Álvaro Luiz Araújo Pereira, da procuradora-geral adjunta para Assuntos Administrativos e Institucionais, Rita de Cássia Nogueira, da secretária de Planejamento Institucional e Inovação, promotora de Justiça Marcela Cristina Ozório, e da diretora do Ceaf, promotora de Justiça Joana D´Arc Dias Martins.

Sobre o palestrante

Tiago Gagliano é pós-doutor em Psicologia do Testemunho pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), pós-doutor em Direito pela PUCPR e Universidad de León, Espanha, pós-doutor em Ontologia e Epistemologia pela PUCPR e doutor em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). O palestrante também é professor em cursos de especialização stricto e lato sensu.

Texto: Hudson Castelo
Foto: Tiago Teles
Agência de Notícias do MPAC

Fonte: Ministério Publico – AC

Comentários

Compartilhar
Publicado por
A Gazeta