O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente, Patrimônio Histórico e Cultural e Habitação e Urbanismo (CAOP/MAPHU), participou nesta quarta-feira (10) da reunião do Fórum de Secretários da Amazônia Legal junto à Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas (GCF TF), promovido pelo Governo do Acre no Afa Jardim, em Rio Branco.
O evento, com o tema “Amazônia 30: Ecossistema de Inovação e Restauração Florestal”, reuniu representantes de diversas instituições e especialistas brasileiros e estrangeiros para discutir a importância da recuperação florestal na Amazônia como estratégia vital para garantir a saúde dos ecossistemas, a manutenção e recuperação da biodiversidade e a segurança alimentar.
O promotor de Justiça Luís Henrique Rolim, coordenador do CAOP/MAPHU, representou o MPAC no Fórum e exaltou a realização do evento. “Os debates sobre temas relevantes para a agenda ambiental, como crédito de carbono, incentivos para restauração florestal e inovações tecnológicas, são importantíssimos para o MPAC e trazem norte para nossa atuação na área ambiental”, destacou.
A secretária de Meio Ambiente do Acre, Julie Messias, que também é presidente do Fórum de Secretários da Amazônia Legal e da Força-Tarefa dos Governadores pelo Clima e Florestas (GCF TF – Brasil), destacou a importância da cooperação internacional e da inovação para o sucesso da agenda ambiental na Amazônia.
“Esta agenda reflete a importância da cooperação internacional e da integração de diferentes setores para que, juntos, enfrentemos os desafios ambientais. Além disso, trata da urgência da restauração florestal, e a necessidade de impulsioná-la por meio de mecanismos inovadores”, salientou a secretária.
O Fórum também debateu a necessidade de inovação de mecanismos financeiros, da atração de parceiros da cooperação internacional, do setor privado, dos bancos e de entidades filantrópicas. A reunião faz parte do 27º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, que será realizado na quinta, 11, e sexta, 12, no Auditório do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), também na capital acreana.
Fotos: Tiago Teles
*Com informações da Agência de Notícias do Acre
Fonte: Ministério Publico – AC