MPAC participa do 6º Encontro de Corregedores com atuação no Estado do Acre

Com foco na troca de experiências e na construção de soluções conjuntas para aprimorar o atendimento à população acreana, o 6º Encontro de Corregedores com atuação no Estado do Acre reuniu, na sexta-feira (03), na sede da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Acre (OAB-AC), corregedores de diversos órgãos.

O evento, promovido pelo Fórum Permanente de Corregedorias e Comissões de Ética com Atuação no Estado do Acre, contou com a participação do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), representado pelo corregedor-geral da instituição e presidente do Fórum, Álvaro Luiz Araújo Pereira, e pelo secretário geral da Corregedoria, Whashington Moreira.

O encontro também foi palco de palestras proferidas pelos anfitriões. A corregedora-geral da Seccional Acre, Caroliny Afonso Cabral, falou sobre o papel da Corregedoria no Sistema OAB. Já o presidente do Tribunal de Etica e Disciplina, Andrias Sarkis, falou sobre o Sistema de apuração disciplinar no âmbito dos Tribunais de Ética do Sistema OAB, sendo complementado pela participação do vice-presidente do Tribunal de Ética da OAB-AC, Luciano Melo.

Por fim, o presidente da OAB/AC, Rodrigo Aiache, encerrou o evento falando sobre as Perspectivas da visão da advocacia do sistema disciplinar multi-institucional, sob a ótica da necessária capacitação das instituições acerca das prerrogativas da advocacia e da imperatividade de seu respeito e observância.

Homenagem ao desembargador Élcio Mendes

O evento contou ainda com uma homenagem ao desembargador Élcio Mendes, ex-corregedor-geral do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) e atual diretor da Escola do Poder Judiciário do Acre. O desembargador, que participou do encontro de forma virtual, foi um dos fundadores do Fórum e um dos idealizadores do encontro de corregedores.

Na ocasião, o corregedor-geral do MPAC reforçou a importância do Fórum como um espaço de diálogo e colaboração entre as instituições de controle do Acre. “É sempre uma grande satisfação poder participar desses encontros que se tornaram um verdadeiro fórum permanente de troca de experiências e informações. Essa articulação em rede nos permite discutir os problemas, mas sobretudo fortalecer a construção de vínculos de confiança para que as informações possam ser prestadas com maior eficiência”, afirmou.

Além do MPAC, OAB/AC e TJAC, integram o Fórum Permanente de Corregedorias e Comissões de Ética com Atuação no Estado do Acre a Defensoria Pública do Acre, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Iapen, Corpo de Bombeiros, entre outras instituições, que se reúnem periodicamente desde setembro de 2022.

Fotos: Deyvisson Gomes

Fonte: Ministério Publico – AC

Comentários

Compartilhar
Publicado por
A Gazeta