MPAC lança cartilha com orientações sobre saúde mental e bem-estar profissional

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) realizou nesta quinta-feira, 2, o lançamento da cartilha “Saúde Mental Importa – Orientações para o bem-estar profissional”. O evento aconteceu na Sala das Sessões e contou com a presença de membros e servidores da instituição.

Produzida pela Corregedoria-Geral, a cartilha marca o encerramento do projeto “Saúde Mental Importa”, que durante 18 meses promoveu uma série de atividades para desenvolver uma política institucional permanente sobre saúde mental, considerando o cotidiano dos integrantes do MPAC. A publicação traz informações sobre o que é saúde mental e transtornos relacionados ao trabalho, destacando a importância do cuidado e orientando sobre como identificar o adoecimento mental e buscar ajuda profissional.

O corregedor-geral, procurador de Justiça Álvaro Luiz Araújo Pereira, enfatizou que o projeto nasceu do entendimento de que é necessário adotar um olhar humanizado para promover o bem-estar não apenas físico, mas também emocional dos integrantes da instituição, contribuindo para que possam cumprir suas funções de maneira eficaz. Ele ressaltou que a cartilha e as demais ações do projeto trazem reflexões importantes para superar os estigmas relacionados aos cuidados com a saúde mental.

“Um dos nossos principais objetivos com o projeto ‘Saúde Mental Importa’ foi desmistificar as doenças de natureza psíquica, que ainda são, em muitos casos, um tabu e tratadas com preconceito. Este é um tema bastante atual e requer que reflitamos sobre a importância do cuidado com nossa saúde mental. Tenho profunda gratidão à instituição e a todos que contribuíram de alguma forma para a realização desta ação”, disse Álvaro Luiz Pereira.

Para a procuradora-geral adjunta para Assuntos Administrativos e Institucionais, Rita de Cássia Nogueira, a cartilha representa o compromisso do MPAC em promover um ambiente de trabalho acolhedor, por meio de iniciativas voltadas ao bem-estar profissional. “Sabemos que nosso trabalho apresenta muitos desafios que impactam nossa saúde mental e precisamos reconhecer que tão importante quanto cuidar do nosso corpo é cuidar da nossa mente, quebrando os estigmas em relação ao tema”, afirmou.

O procurador-geral adjunto para Assuntos Jurídicos, Celso Jerônimo de Souza, destacou a relevância da cartilha ao compartilhar a importância do cuidado com a saúde mental no ambiente profissional. “Destaco a relevância deste dia e o grau de importância da iniciativa do corregedor-geral em lançar essa cartilha para servir de referência sobre os cuidados com nossa saúde mental”, ressaltou.

Também estiveram presentes o secretário-geral, promotor de Justiça Glaucio Oshiro, a secretária de Planejamento Institucional e Inovação, promotora de Justiça Marcela Cristina Ozório, os promotores de Justiça Romeu Cordeiro e Ocimar Sales Júnior, além das psicólogas da Corregedoria Adalciane Araújo e Luana Prado, que apresentaram as ações e resultados obtidos pelo projeto “Saúde Mental Importa”.

Texto: Hudson Castelo
Fotos: Tiago Teles
Agência de Notícias do MPAC

Fonte: Ministério Publico – AC

Comentários

Compartilhar
Publicado por
A Gazeta