MPAC e Instituto Ecumênico alinham parceria para elaboração de cartilha sobre diversidade religiosa

O procurador-geral de Justiça, Danilo Lovisaro do Nascimento, recebeu nesta sexta-feira, 10, integrantes do Instituto Ecumênico Fé e Política do Acre (IEFPAC) para dialogar sobre colaborações em ações de enfrentamento à intolerância religiosa. Pelo MPAC, também participou da reunião o promotor de Justiça Thalles Ferreira Costa, titular da Promotoria Especializada de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania.

Durante o encontro, os membros do instituto apresentaram a proposta de produção da segunda edição de uma cartilha com conteúdo voltado para a pluralidade de religiões e o combate à intolerância religiosa. De acordo com o coordenador do Instituto, Padre Massimo Lombardi, a intenção é trabalhar de forma cooperativa com o Ministério Público acreano no processo de produção e divulgação da cartilha.

Danilo Lovisaro parabenizou a iniciativa e destacou que o MPAC tem interesse em colaborar ativamente na elaboração da cartilha, incluindo o processo de produção de conteúdo, e no lançamento da publicação, garantindo que seu conteúdo chegue à sociedade.

“O Ministério Público do Acre tem todo o interesse de participar dessa iniciativa e nos comprometemos a fazer o esforço necessário para que seja feita a publicação da cartilha, e também um lançamento da publicação em mais um evento chamando a atenção para esse importante tema que é o enfrentamento à intolerância religiosa”, disse.

O padre Massimo Lombardi destacou que a cartilha é uma ferramenta eficaz para promover o entendimento sobre pluralidade de crenças. “Obtivemos sucesso no lançamento da primeira cartilha, que foi a respeito da liberdade, produzida pelas próprias lideranças. A intenção é fazermos uma segunda edição e expandirmos a publicação”, afirmou.

Também estiveram presentes os seguintes integrantes do IEFPAC: Manoel Pacífico da Costa, Airton Chaves Rocha, Alexandre Luiz de Andrade, Claudia Marques, Felismar Mesquita e Maria José Dantas, que também participarão, representando suas respectivas crenças religiosas, na produção da cartilha.

Parceria no combate à intolerância

O MPAC e o Instituto Ecumênico Fé e Política firmaram em outubro de 2023 um termo de cooperação técnica com o objetivo de promover ações de enfrentamento à intolerância religiosa e estimular a cultura de paz no Acre.

Os objetivos do termo incluem proteger a liberdade de crença, assegurar o exercício dos cultos religiosos, promover a igualdade étnico-racial na educação, acompanhar a implementação da Lei Estadual referente à assistência religiosa, promover campanhas educativas, fiscalizar a obrigatoriedade de afixação de cartazes contra atos discriminatórios, reduzir as subnotificações de violência motivada pela intolerância religiosa e fomentar a criação de um protocolo de atendimento às vítimas.

Texto: Hudson Castelo
Fotos: Deyvisson Gomes
Agência de Notícias do MPAC

Fonte: Ministério Publico – AC

Comentários

Compartilhar
Publicado por
A Gazeta