MPAC conhece práticas de inovação em Santa Catarina para implantação de Laboratório de Inovação

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Secretaria de Planejamento Institucional e Inovação, realizou de 09 a 12 de abril, visitas técnicas ao ecossistema de inovação de Santa Catarina, com objetivo conhecer as melhores práticas de inovação visando obter experiencia e conhecimento para a implantação do Laboratório de Inovação do MPAC.

A secretária de Planejamento Institucional e Inovação, promotora de Justiça Marcela Cristina Ozório, acompanhada dos servidores Hycaro Silva e Paulo Roberto Barbosa, visitou o Ministério Público do Estado de Santa Catarina (MPSC), a Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), a Rede de Inovação do Setor Público de Santa Catarina (InovagovSC) e a empresa Softplan.

Os representantes do MPAC conheceram a atuação integrada dos laboratórios de inovação do Poder Judiciário, MPSC, Tribunal de Contas do Estado, Assembleia Legislativa, Governo e Município, que operam no InovagovSC. No MP catarinense, eles foram recebidos pela Subprocuradoria para Assuntos de Planejamento e Inovação, responsável pelo iMPulsoLab, ambiente de experimentação da inovação do MPSC.

Na Acate foi apresentado o Programa de Inovação Aberta LinkLab, que conta com o apoio da incubadora MIDITEC e possui vasta experiência em diversos setores. Eles também conheceram duas empresas com soluções potenciais para a área jurídica. A visita às dependências da empresa Softplan proporcionou uma visão prática de como a inovação é incorporada na dinâmica e metodologia de trabalho.

Para a promotora Marcela Cristina Ozório, essa visita foi fundamental para conhecer as experiências de outros Ministérios Públicos que já estão trilhando caminhos na inovação. Ela ressaltou a importância da inovação como um meio de aprimorar rotinas, implementar novas metodologias e otimizar recursos humanos e materiais.

“Conhecemos como grandes empresas de tecnologia aplicam técnicas que proporcionam melhor conforto para seus servidores, estimulando por meio de ambientes informais para o trabalho, salas de descompressão, sistema de trabalho híbrido, eventos abertos para estímulo da criatividade e construção de soluções a partir do esforço integrado, o que aumenta a produtividade”, destacou.

Agência de Notícias do MPAC

Fonte: Ministério Publico – AC

Comentários

Compartilhar
Publicado por
A Gazeta