Cotidiano

MP recomenda ponto eletrônico para controlar frequência de servidores em Brasileia

Medida visa combater irregularidades na jornada de trabalho e garantir princípios constitucionais; prefeitura tem três meses para implementar o sistema

A recomendação é resultado de investigações conduzidas pelo MPAC, que identificaram indícios de irregularidades no registro da carga horária por parte de alguns servidores. Foto: arquivo

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) emitiu uma recomendação à Prefeitura de Brasiléia para a implantação de sistema de ponto eletrônico para todos os servidores do Poder Executivo Municipal. O prazo para adequação é de 90 dias, conforme determinação da Promotoria de Justiça Cível do município.

A medida tem como objetivo assegurar o cumprimento da jornada de trabalho e garantir os princípios constitucionais da legalidade, eficiência e moralidade na administração pública. A decisão foi tomada após investigações do MPAC que identificaram indícios de irregularidades no registro da carga horária por parte de alguns servidores.

De acordo com o órgão, o ponto eletrônico é uma ferramenta eficaz para evitar fraudes, melhorar a gestão de recursos públicos e aumentar a transparência na administração municipal.

PRINCIPAIS PONTOS DA RECOMENDAÇÃO:
  • Prazo de 90 dias para implementação do sistema

  • Fiscalização da jornada de trabalho de todos os servidores

  • Redução de irregularidades e maior controle da frequência

A prefeitura ainda não se pronunciou sobre a recomendação, mas deverá se adequar dentro do prazo estipulado. A medida visa modernizar a gestão pública e combater possíveis desvios no funcionalismo municipal.

Comentários

Publicado por
Marcus José