O Ministério Público Militar deve protocolar nesta semana pedido ao Superior Tribunal Militar (STM) para que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros militares condenados pela suposta “trama golpista” — o ex-comandante da Marinha Almir Garnier e os generais Augusto Heleno, Paulo Sérgio Nogueira e Walter Braga Netto — sejam expulsos das Forças Armadas.
O Poder Judiciário volta ao funcionamento normal nesta segunda-feira (2/2).
Bolsonaro e os outros militares citados foram condenados segundo o Supremo Tribunal Federal (STF) no ano passado, pela tentativa de ‘golpe de Estado’ após as eleições de 2022.
O Código Penal Militar estabelece que militares condenados a penas privativas de liberdade superiores a dois anos sejam punidos com a a chamada “indignidade para o oficialato”, que resulta na perda de posto e patente, e consequentemente, na exclusão das Forças Armadas, seguindo o devido processo de julgamento.
Segundo levantamento do Metrópoles, na coluna Grande Angular, o STM cassou patentes em 85% dos processos sobre indignidade para o oficialato, entre 2018 e 2025.
Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL