MP investiga instituição por suspeita de emitir certificados falsos no AC

Instituto estaria ofertando certificados sem validade no MEC, aponta promotor.
Procedimento preparatório foi publicado do Diário Oficial nesta quarta (30).

(Adam Milner/CU Independent Illustration)

Caio Fugêncio

A Promotoria de Defesa do Consumidor, do Ministério Público do Acre (MP-AC), instaurou procedimento preparatório para investigar o Instituto Atual de Educação, que oferta cursos de capacitação à distância, sob a suspeita de emitir certificados falsos. A portaria, assinada pelo promotor Marco Aurélio Ribeiro, foi publicada no Diário Oficial do Estado nesta quarta-feira (30).

A reportagem tentou entrar em contato com o instituto, com sede no Rio de Janeiro, mas, até esta publicação, ninguém foi localizado para comentar o assunto.

De acordo com o promotor, o procedimento preparatório do MP-AC é resultado de representações feitas pelo Tribunal de Justiça do Acre (TJ-AC), que já havia julgado processos contra a instituição. O instituto estaria, após o aluno concluir o curso, ofertando certificados não validados pelo Ministério da Educação (MEC).

“A suspeita é a emissão de certificados que não são válidos pelo MEC e isso traz prejuízo ao consumidor, que tem dispêndio de gastos pagando mensalidades, seja visando uma gratificação. E quando ele [consumidor] vai pleitear uma melhoria, acaba sendo lesado porque aquele título apresentado não tem valor jurídico”, ressalta.

Ainda conforme Ribeiro, com a coleta de provas, o procedimento pode desencadear em uma ação civil pública, se a instituição se recusar a ajustar a conduta, ressarcindo os consumidores. “Se não tivermos elementos suficientes e precisarmos investigar mais, dentro do prazo de 90 dias, instauramos uma nova investigação por meio de inquérito civil”, acrescenta.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima