MP investiga desvio de equipamentos em hospital de Rio Branco

Servidor do Huerb teria oferecido equipamentos hospitalares a fornecedor.
Sesacre diz que abriu processo administrativo em 2010, quando caso ocorreu.

Servidor do Huerb estaria desviando equipamentos
hospitalares (Foto: Duaine Rodrigues/G1)

G1

O Ministério Público do Acre (MP-AC) abriu um inquérito para investigar uma denúncia de que o chefe do setor de patrimônio do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb) estaria desviando equipamentos hospitalares da unidade de saúde.

De acordo com a denúncia feita ao MP, o homem teria “oferecido a um fornecedor do hospital equipamentos hospitalares (01 desfibrilador, 01 centrífuga e 03 negatoscópios), como se fossem seus, no intuito de aferir valor monetário que seria revertido em proveito próprio”, diz.

Segundo o promotor de Justiça, Adenilson Oliveira, caso seja comprovado a fraude ou esquema de favorecimento, o MP-AC deve abrir uma ação civil pública acumulado com improbidade administrativa.

“A princípio, a principal suspeita é de lesão ao procedimento e princípios da administração pública, como a legalidade e a eficiência. Nos preocupa quando vemos uma coisa dessa, ainda mais na saúde. Com base nisso vou instaurar um procedimento”, afirma o promotor.

O G1 entrou em contato com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e foi informado, por meio da assessoria, de que o caso ocorreu em 2010. Segundo a Sesacre, na época foi aberto um processo criminal pelo órgão e a secretaria abriu um processo administrativo para apuração dos fatos.

Ainda de acordo com a Sesacre, com a finalização do processo criminal, “a secretaria vai dar continuidade no processo administrativo, com base na instrução do juiz e nas provas que estão nos autos do processo”, diz.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima