MP do Amazonas deflagra operação contra tráfico de metralhadoras de uso restrito

Policial militar e ex-militar do Exército estão entre os investigados; ação revelou uso irregular de celular e fuga de presos em unidade prisional

O Ministério Público do Amazonas (MP-AM) deflagrou, nesta sexta-feira (30), a Operação Fogo Amigo, que investiga um esquema de tráfico de armas de uso restrito no estado. A ofensiva cumpriu mandados de prisão e de busca e apreensão contra suspeitos de envolvimento no transporte ilegal de metralhadoras Browning calibre .30 — armamento de alto poder destrutivo, comumente utilizado em confrontos militares.

Entre os alvos da operação está um policial militar da ativa, apontado como integrante da organização criminosa. Também foi decretada a prisão preventiva de um ex-militar do Exército, que está foragido. As buscas foram realizadas em seis locais distintos, incluindo residências, estabelecimentos comerciais e um veículo ligado aos investigados.

Durante o cumprimento de um dos mandados, um detento do Núcleo Prisional da Polícia Militar foi flagrado fazendo uma chamada de vídeo, evidenciando o uso indevido de telefone celular na unidade. A inspeção resultou na apreensão de novos materiais e revelou ainda a fuga de dois presos.

Em nota, o Ministério Público informou que está adotando as medidas cabíveis para apurar os fatos e responsabilizar os envolvidos. As investigações seguem em andamento.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Da Redação