Motoristas na fronteira encontram dificuldades em obter novos extintores

Quem possui extintor pequeno está tendo dificuldades de encontrar na fronteira – Foto: Alexandre Lima.

Alexandre Lima

A obrigatoriedade em ter o novo extintor ABC, também levou os motoristas a procurar nas cidades de Brasiléia e Epitaciolândia a procurarem o novo equipamento para seus veículos. Desde o dia 1º, passou a ser obrigatório e poderá render multa de R$ 127 reais, além de cindo pontos na CNH.

Como em todo o Brasil, os revendedores não se prepararam para a procura. Atualmente, existem três tipos de extintores que são usados nos carros e somente um modelo grande de 1,5kg está sendo vendido na cidade de Epitaciolândia, numa revendedora especializada que recebeu apenas 12.

Dos três modelos de extintores veiculares, apenas o pequeno de formato redondo está em falta no mercado. O valor ainda está em R$ 160 reais. Para os demais, deverão esperar por mais alguns dias enquanto chegar os outros modelos.

A obrigatoriedade do uso do novo modelo de extintor está prevista na Resolução 333/2009 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Mas devido à falta do produto no mercado, o Departamento Estadual de Trânsito no Acre (Detran-AC) decidiu que continuará com as fiscalizações, porém aqueles que não estiverem regularizados quanto a normativa receberão orientações, por meio de campanhas educativas, já aqueles que estiverem com o modelo antigo vencido será autuado conforme prevê a legislação de trânsito.

Ainda está semana, o Detran dará início aos diálogos com os empresários do setor, a fim de estabelecer prazos para a normalizar o estoque e, assim, possibilitar a regularização dos condutores acreanos.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima