Moraes e Lewandowski entregam em mãos convite a Bolsonaro para posse no TSE

O ministro do STF Alexandre de Moraes e o presidente Jair Bolsonaro Imagem: Marcos Côrrea/PR

Os ministros Alexandre de Moraes e Ricardo Lewandowski saíram do STF(Supremo Tribunal Federal) nesta quarta-feira (10) à noite rumo ao Palácio do Planalto para entregar em mãos ao presidente Jair Bolsonaro o convite para a posse de ambos no TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Moraes vai presidir a Corte e Lewandowski será o vice. A cerimônia está agendada para o dia 16.

Bolsonaro disse a interlocutores próximos que não quer ir à posse, mas aliados do presidente já entraram em campo para tentar convencê-lo do contrário. Na cerimônia, está previsto discurso de Moraes, que deve criticar os ataques feitos ao sistema eleitoral brasileiro. Bolsonaro é investigado em inquérito no STF por essa prática. Como o presidente não tem direito a discursar no evento, o temor é que ele pareça enfraquecido.

Bolsonaro e Moraes protagonizam atritos publicamente. O presidente criticou o ministro em discursos e já pediu o impeachment dele ao Senado. Moraes é o relator de inquéritos no STF que miram diretamente o presidente. Lewandowski também costuma ser criticado por Bolsonaro, por decisões judiciais tomadas em sentido oposto aos interesses do governo.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
UOL