Moradores denunciam ‘morte’ de igarapé tradicional em Brasiléia

Água está preta, fedorenta e ninguém está fiscalizando a causa.

Alexandre Lima

Moradores do município de Brasiléia, localizando cerca de 240km da capital acreana, estão novamente trazendo à tona, um assunto delicado referente a um antigo igarapé que chegou a ser o maior ponto de lazer público da cidade, vem se transformando em um esgoto a céu aberto.

Distante cerca de 7km da cidade, com acesso pela BR 317 (Estrada do Pacífico) e pelo Ramal do Esperança, o Igarapé Balanço era ponto de encontro para quem queria sair da cidade e tomar banho em suas águas escuras e frias.

Água do igarapé está imprópria para qualquer atividade.

Um grupo de ciclistas que realizam passeios pelos ramais do Município, fizeram registro, juntamente com um morador. Em seus relatos, demonstram suas indignações pela perca e o abandono dos setores que deveriam fiscalizar e cuidar do meio ambiente.

Mesmo sem o acesso por alguns anos, alguns moradores iam se refrescar nos finais de semana em dias de sol. Foi quando perceberam que algo estaria acontecendo com a água, que passou a feder e ficou preta, ao ponto de matar peixes.

Em 2015, foi mostrado a agonia dos peixes tentando respirar fora dágua.

A denuncia já havia acontecido no ano de 2015, quando moradores do ramal resolveram falar sobre o caso. Foi constatado que algo está sendo jogado no igarapé, matando tudo a vida ali existente e afastando os moradores.

Desde a denuncia em 2015, não foi divulgado nenhum trabalho de fiscalização por parte do Ibama, ICMBio ou IMAC, sobre o que, ou quem, está causando a morte do antigo Igarapé Balanço.

Reveja denuncia feita em 2015:

Denuncia: Igarapé Esperança está sendo contaminado em Brasiléia

 

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima