Conecte-se conosco

Acre

Moradores de Epitaciolândia esperam até seis dias para receber água por causa de seca em igarapé

Publicado

em

Serviço de Água e Esgoto do Acre (Saneacre) em Epitaciolândia afirma que Igarapé Encrenca, principal curso de água que abastece a cidade, está com um um fluxo de apenas 14 litros por segundo, sendo que o necessário para abastecer cidade seria 80 litros por segundo.

Igarapé Encrenca, que abastece cidade de Epitaciolândia, está visivelmente vazio. Foto: Erisson Cameli/Arquivo pessoal

Com Hellen Monteiro

Moradores da cidade de Epitaciolândia, estão sofrendo com risco de desabastecimento de água após a seca que fez com que o Igarapé Encrenca, curso de água que abastece a cidade, ficasse praticamente vazio. Por isso, foi estabelecido racionamento e os moradores agora precisam aguardar até seis dias para receberem água em casa.

De acordo com Erisson Cameli, gerente do Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre (Saneacre) no município, o igarapé apresenta uma vazão muito baixa e não está sendo possível abastecer a cidade de dois em dois dias, como era feito anteriormente.

Ainda segundo o gerente, neste momento de seca, está sendo necessário parar de escoar a água por 24 horas para esperar o igarapé “se recuperar” e retomar a retirada por mais 24 horas.

“Isso faz com que a intermitência, que é o tempo que levamos para abastecer os bairros novamente, passe a ser até de 6 dias e a tendência é de que a situação se agrave”, afirma Cameli.

O gestor comenta que a medição no igarapé é feita de uma forma diferente da que é feita em grandes rios.

“A medição que nós fizemos é a seguinte: o igarapé tem um fluxo, tem uma vazão, ali passa uma quantidade de litros que a gente utiliza por segundo. O Igarapé Encrenca está oferecendo apenas 14 litros por segundo em um ponto bem acima, mas a gente precisa de 80 litros por segundo para abastecer a cidade“, afirma.

Cameli comunica que estudos entre Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e Saneacre estão sendo feitos para que alternativas sejam pensadas para que a população não fique desabastecida.

“O Saneacre está vendo uma fonte alternativa, estudos já estão sendo feitos para que a gente possa captar isso de uma outra fonte e repor a vazão que hoje não tem, com isso voltar as atividades normais ou pelo menos minimizar substancialmente os efeitos da seca na cidade de Epitaciolândia “, explica.

O gerente lamenta o momento vivido pelo município e relata que o órgão busca soluções para o problema. “Estamos trabalhando com todas as áreas que a gente tem, para que a gente faça tudo dentro do trâmite certo e tenhamos um resultado positivo dentro de um prazo curto para que a população possa deixar de passar tanto tempo sem receber água”, garante.

Moradores estão cavando poços para tentar encontrar água

A situação dramática tem feito com que os próprios moradores da cidade tentem encontrar outras soluções para garantir o abastecimento.

Em alguns bairros de Epitaciolândia, moradores estão cavando poços e dividindo a água com vizinhos. Foto: Isnaydle Martins

“Os moradores estão se virando nos 30 e fazendo poços artesianos, atrás de minas de água”, conta Isnaydle Martins, que vive na cidade. Ainda segundo ele, a situação fez aumentar a solidariedade na comunidade, já os donos dos poços criam estratégias para compartilhar a água com os vizinhos.

A situação, porém, é mais grave nas áreas periféricas como as áreas conhecidas como Assentamento da Nazinha e Guasco.

“Esses dois assentamentos sofrem com a escassez de água. Em alguns locais não têm água encanada e falta. Visitei algumas ‘invasões’ e os moradores estavam reclamando porque não conseguem encher as caixas d’água”, relata Martins.

Acre vive situação de emergência por causa da seca

Todos os 22 municípios do Acre estão em situação de emergência por causa da seca extrema que tem afetado todas as bacias hidrográficas do estado. Em algumas cidades e comunidades ribeirinhas o risco de desabastecimento tem sido constante, segundo relatos de moradores.

De acordo com a Defesa Civil Estadual, já são mais de 387 mil pessoas afetadas nas zonas urbana e rural da capital. Foto: internet

Em Marechal Thaumaturgo, o combustível está custando R$ 10,50 e a botija de gás pode sair por até R$ 200, quando tem.

Nas cidades banhadas pela bacia do Rio Acre, principal manancial do estado, a situação também é crítica. Na capital, Rio Branco, o nível das águas chegou a 1,30 nesta sexta-feira (30), se igualando ao 2º menor nível da história, registrado em 2016, e está a apenas 5 centímetros da maior seca de Rio Branco, 1,25 em outubro de 2022.

De acordo com a Defesa Civil Estadual, já são mais de 387 mil pessoas afetadas nas zonas urbana e rural da capital.

Esta situação generalizada perdura há dois meses. Já o manancial em Rio Branco se encontra abaixo de 4 metros há mais de três meses.

Já em Brasiléia, a aproximadamente 230 km da capital, o rio, que há seis meses chegou a 15,58 metros e inundou 80% da área urbana, chegou nesta sexta-feira a medir apenas 69 centímetros e sem tendência de crescimento, já que não há previsão de chuvas.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Inmet emite alerta de chuvas intensas com ventos de até 60 km/h

Publicado

em

Aviso de perigo potencial é válido entre quinta-feira (12) e sexta-feira (13) e prevê acumulados de até 50 milímetros de chuva.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um aviso meteorológico de chuvas intensas com grau de severidade classificado como perigo potencial. O alerta começou às 10h10 desta quinta-feira (12) e segue válido até as 23h59 de sexta-feira (13).

De acordo com o órgão, durante o período podem ocorrer precipitações entre 20 e 30 milímetros por hora, com acumulados que podem chegar a 50 milímetros em um único dia.

O aviso também aponta a possibilidade de ventos fortes, com velocidades que podem variar entre 40 e 60 quilômetros por hora, o que pode provocar transtornos pontuais em algumas regiões.

Comentários

Continue lendo

Acre

Governo convoca aprovados no concurso do Detran para inspeção médica e entrega de documentos

Publicado

em

Edital chama candidatos de nível superior para cargos em Rio Branco, Brasiléia, Acrelândia e Cruzeiro do Sul.

A Secretaria de Estado de Administração do Acre (Sead) e o Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran) divulgaram nesta quinta-feira (12) o Edital nº 052/2026, que convoca candidatos aprovados no concurso público para cargos de nível superior para a etapa de inspeção médica e entrega de documentação.

A convocação ocorre após as nomeações publicadas por meio do Decreto nº 12.733-P e faz parte das etapas necessárias para a posse dos aprovados no certame lançado em abril de 2024.

Foram chamados candidatos para diferentes cargos, entre eles agente de autoridade de trânsito, analista de trânsito, assistente de trânsito, engenheiro civil e examinador de trânsito.

Entre os convocados estão Bruno Rocha Evangelista, para o cargo de agente de autoridade de trânsito em Brasiléia; Jadiel de Mesquita Silva, para a mesma função em Rio Branco; e Vanessa Gadelha Galvão, para o cargo de analista de trânsito na capital acreana.

Também foram convocados candidatos para o cargo de assistente de trânsito, com vagas em municípios como Acrelândia, Cruzeiro do Sul e Rio Branco, além de profissionais para as funções de engenheiro civil e examinador de trânsito.

Os convocados deverão providenciar, por conta própria, uma série de exames médicos realizados em até 90 dias antes da apresentação. Entre os exames exigidos estão avaliação cardiológica com eletrocardiograma, raio-X de tórax, avaliações neurológica, oftalmológica, infectológica, psiquiátrica e ortopédica, além de hemograma completo e teste de glicemia em jejum.

Após a realização dos exames, os candidatos deverão comparecer à Junta Médica Oficial do Estado, localizada no Instituto de Previdência do Estado do Acre, em Rio Branco, ou à unidade indicada em Cruzeiro do Sul, dentro das datas estabelecidas no edital.

A entrega da documentação deverá ser feita até o dia 27 de março de 2026 nas unidades do Detran em Brasiléia, Cruzeiro do Sul ou Rio Branco. Entre os documentos exigidos estão identidade, CPF, título de eleitor, comprovante de residência, diploma de nível superior conforme o cargo, certidões negativas da Justiça, declarações administrativas e comprovante de conta bancária.

Segundo o edital, os candidatos convocados terão até o dia 10 de abril de 2026 para concluir todas as etapas, incluindo inspeção médica, entrega de documentos e posse no cargo.

Comentários

Continue lendo

Acre

Policias penais do Acre participam de curso de operador de pistola

Publicado

em

Com foco no preparo do policial penal para o combate ao crime organizado, o Instituto de administração Penitenciária do Acre (Iapen), por meio da Escola do Servidor Penitenciário, realiza de segunda-feira, 9 a quinta-feira, 12, um curso de operador de pistola para 40 policiais penais em Rio Branco. As aulas foram divididas em duas turmas, com duração de dois dias. No primeiro, os alunos estudam a parte teórica e no segundo vão para a parte prática.

Alunos durante aula teórica na Escola do Servidor Penitenciária. Foto: Zayra Amorim
Alunos participam de aula teórica na Escola do Servidor Penitenciária. Foto: Zayra Amorim/Iapen

A chefe da Escola do Servidor Penitenciário, Helena Guedes, explica o objetivo do curso: “O treinamento visa capacitar esses policiais para operar as pistolas com instrução de montagem e desmontagem e de tiro, com o intuito de torná-los mais hábeis no manuseio da arma. O público-alvo são policiais que trabalham na ponta, nas equipes e nos prédios”.

Helena Guedes explica que o cronograma de cursos já foi definido pela Escola do Servidor Penitenciário. Foto: Zayra Amorim/Painel

De acordo com o policial penal Caio Borges, instrutor do curso, a iniciativa é de fundamental importância para os profissionais do setor, tendo em vista que a ação está atualizada em relação às doutrinas e procedimentos com arma de fogo: “Dessa forma a gente consegue ter um trabalho melhor para a sociedade, fortalecendo o sistema penitenciário, e com isso os nossos servidores estão sempre se capacitando, procurando aprimoramento, porque a melhor forma de a gente evoluir é através do conhecimento”, afirmou.

Policiais penais recebem instrução prática no estande de tiros do Complexo Penitenciário de Rio Branco. Foto: Zayra Amorim/Iapen

Hadrien da Silva é um dos policias que está participando do treinamento e afirma que a atualização é necessária: “É muito importante a gente estar sempre se atualizando e estar por dentro do que é mais atual para o nosso trabalho lá dentro do presídio e também para a segurança pública como um todo.

Policiais do interior do estado também passarão pelo treinamento. Foto: Zayra Amorim/Iapen

Além de Rio Branco, os policiais do interior do estado também vão receber o treinamento nos próximos meses, conforme já está definido no calendário de cursos para 2026. Em seguida, será oferecido também um treinamento de sobrevivência policial. “É um curso que visa salvar a vida dos policiais penais em um momento de necessidade”, informa a chefe da escola do Servidor Penitenciário.

The post Policias penais do Acre participam de curso de operador de pistola appeared first on Noticias do Acre.

Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE

Comentários

Continue lendo