Moradores de Assis Brasil vão deixar de pagar taxa em ligações internacionais

A presidenta Dilma Rousseff chegou a Lima, no Peru, nesta segunda-feira, 11, de olho no crescimento econômico do país e para estender laços com o vizinho. O objetivo da visita foi assinar 3 acordos entre os dois países. O principal deles é o que permitirá que os moradores da cidade acreana de Assis Brasil, pelo lado brasileiro, e os moradores das cidades peruanas de Iñapari e Iberia possam falar em seus telefones celulares, sem ter de pagar nenhuma tarifa de roaming internacional, naquela fronteira.

Este será um projeto-piloto, que depois deverá ser estendido para outras áreas fronteiriças, mas sem data prevista. O segundo acordo é de cooperação entre as agências de água entre os dois países. Já o terceiro prevê o intercâmbio de experiência em relações trabalhistas. Além disso, o encontro também deveria tratar de abrir oportunidade para os empresários brasileiros no país.

A visita marca também os 10 anos de Aliança Estratégica Brasil-Peru. A expectativa é de que em 2013 o Peru registre um crescimento econômico de 5,5%, mais que o dobro do brasileiro. O país tem acordo de livre comércio com a China e os Estados Unidos e faz parte da comunidade andina de nações.

(Agência Estado)

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima