Foto: Diego Gurgel/Seco
Governador Gladson Cameli e autoridades destacam papel essencial da instituição na defesa da democracia e dos direitos fundamentais
O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) foi homenageado, na manhã desta segunda-feira (15), em sessão solene realizada na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), pelos 62 anos de sua criação. A cerimônia contou com a presença do governador Gladson Cameli e diversas autoridades, que ressaltaram a relevância da instituição na defesa da ordem jurídica, da democracia e dos direitos fundamentais.
A solenidade é fruto do requerimento nº 58/2025, de autoria do deputado estadual Eduardo Ribeiro (PSD), e reuniu autoridades, parlamentares, membros do Ministério Público e convidados para destacar a importância da instituição na defesa da sociedade acreana.
Criado em 26 de julho de 1962, o MPAC atua como guardião da ordem jurídica e dos interesses sociais e individuais indisponíveis, sendo responsável pela investigação e processamento de crimes, fiscalização de leis em áreas como meio ambiente, saúde e direitos humanos, além da promoção de ações civis públicas em defesa do patrimônio público.
Durante a solenidade, o governador Gladson Cameli destacou a importância do órgão para o Estado. “A história do Ministério Público se mistura com a própria história do povo do Acre, seja na fiscalização das leis, no uso adequado dos recursos públicos ou no compromisso com a justiça”, afirmou.
O procurador-geral de Justiça, Danilo Lovisaro, agradeceu a homenagem e ressaltou a trajetória sólida da instituição ao longo das últimas seis décadas. Já o deputado estadual Eduardo Ribeiro, autor do requerimento que originou a sessão, lembrou a atuação do MPAC em momentos decisivos da história acreana e o compromisso com a aproximação da sociedade por meio de programas como MP na Comunidade.
A solenidade reafirmou o papel do Ministério Público acreano como aliado no fortalecimento da cidadania e no desenvolvimento econômico e social do Estado.
VEJA VÍDEO REPORTAGEM