Milhares visitam cemitérios em Brasiléia e Epitaciolândia no Dia de Finados

Alexandre Lima

Mantendo uma tradição desde o século II, os cristãos foram aos cemitérios das cidades de todo o Brasil, não diferente nos municípios de Brasiléia e Epitaciolândia, localizados no interior do Acre, para rezar e relembrar dos entes falecidos.

Durante todo o dia desta quinta-feira, dia 2, considerado o Dia de finados, os cemitérios receberam milhares de pessoas, que foram rezar e acender velas. A saudade, junto com lágrimas se juntava com recordações entre histórias daqueles que já não estão mais neste plano. Alguns, até nas costas foram levados afim de que pudessem visitar o túmulo de alguém querido que deixou saudade.

Alguns foram levados até nas costas para que pudessem prestar homenagem ao ente querido.

Neste ano, os cemitérios que são administrados pelas prefeituras, receberam uma atenção especial dos prefeitos. Os locais tiveram uma limpeza que a tempos não se via e receberam postes com iluminação para quem quisesse ir visitar durante a noite, além de disponibilizar água potável para os visitantes.

Comércio informal gerou renda extra para muitas famílias.

As igrejas por sua vez, realizou missas durante o dia para que os visitantes pudessem rezar por seus entes e amigos. Por outro lado, muitos comerciantes aproveitaram o dia para faturar com a venda de velas, flores, coroas, água, refrigerante e comida de várias formas.

Outros, já faturavam com os trabalhos de limpeza e pintura dos túmulos, o que gerou renda uma renda extra para o fim de ano. Diferente dos anos anteriores, o tempo ajudou e não choveu, caindo apenas um leve sereno deixando a parte da tarde amena.

 

 

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima