Mesmo sem mostrar a que veio, ZPE abre o capital acionário em busca de investidores

A AZPE é a empresa gestora da zona de processamento para exportação, ainda sem qualquer empresa instalada, cujo sócio majoritário é o governo do Estado

RÉGIS PAIVA

Depois de muitas denúncias e questionamentos por parte dos parlamentares estaduais sobre a inexistência ou inoperância da Zona de Processamento de Exportação do Estado do Acre (ZPE), o Estado, maior acionista e controlador da empresa gestora, a AZPE, resolveu abrir o capital e pretende vender ações do empreendimento na bolsa de valores. O anúncio foi publicado no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira (7).

ZPE falhou em deixar claro o real motivo para sua existência /Foto: Reprodução

A deputada Eliane Sinhasique questionou e até brincou dizendo ser difícil localizar quem teria interesse em comprar ações de um empreendimento cujo foco não é a rentabilidade e sequer se encontra em operação. Sinhasique ressaltou que, por outro lado, um investimento em ações visa três situações: assento remunerado na administração, recebimento de lucros da empresa e ganhos de valorização das ações.

“Como o poder público controla o capital votante, a empresa não visa lucro e, por conta disso, as ações não terão valorização acentuada em um bolsa de valores. Dessa forma, é difícil saber quem teria o interesse em adquirir um lote de ações”, destacou.

Saiba onde obter maiores informações

Consta na publicação que o conselho de administração da Zona de Processamento de Exportação do Acre (AZPE) comunica aos “seus acionistas e a quem interessar possa que resolveu abrir o capital social da empresa para novos investidores”.

Caso haja algum interessado, este deve procurar a sede da empresa, em Senador Guiomard, BR-317, Km 02, ou pelo endereço eletrônicomarcos.moraes@ac.gov.br até o próximo dia 15, 16 horas. Outras informações poderão ser fornecidas pelo telefone (68) 3224-0284.

AZPE explica o processo de venda das ações

Em contato com o telefone indicado, Marcos Moraes informou serem apenas ações preferenciais, as quais permitem receber dividendos. A ZPE acreana é a primeira alfandegada no Brasil, mas ainda não está em funcionamento. Ele informou que a existência da a ZPE é uma exigência legal para o funcionamento das ZPEs, atuando como gestora. Por ser uma empresa de economia mista, o governo sempre terá o controle do capital acionário. A autorização para a venda das ações foi determinada pelo secretário em reunião com o conselho de administração.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima