Merkel adverte sobre perigo de acabar com ONU, apesar de imperfeições

Chanceler da Alemanha Angela Merkel (Foto by Sean Gallup/Getty Images)

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, advertiu sobre o perigo de acabar com a Organização das Nações Unidas (ONU), apesar de suas imperfeições, e criticou o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que recentemente colocou em dúvida a ordem mundial multilateral.

“Naturalmente é tudo, menos perfeita. Naturalmente há anos desejamos uma reforma do Conselho de Segurança. Mas destruir algo antes de desenvolver um novo é muito perigoso”, alertou Merkel, durante um simpósio sobre a Europa na Abadia de Ottobeuren, no sul do país.

Segundo ela, um passo assim pode “destruir a ordem de paz” mais rápido do que se imagina.

Ideologia da globalização

No último dia 25, Trump disse em seu discurso na Assembleia Geral da ONU que rejeita a “ideologia da globalização” e defende a “doutrina do patriotismo”.

Segundo Merkel, ao contrário dela, o presidente americano não considera o multilateralismo como uma solução para os problemas e concebe apenas a possibilidade de existir um vencedor, em vez de uma situação benéfica para todos.

Ela destacou os sucessos da União Europeia como aliança multilateral, disse que o euro é uma “garantia para a paz” e defendeu o fortalecimento da Europa.

“A Europa só pode impor seus valores, suas posturas e seus interesses se praticarmos uma política externa e de segurança comum”, disse a chanceler alemã, embora tenha ressaltado que, depois das eleições europeias do ano que vem, serão necessárias mudanças estruturais.

É proibida a reprodução total ou parcial desse material. Direitos Reservados

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Agência Brasil