BERLIN, GERMANY - JULY 05: German Chancellor Angela Merkel and Hungarian Prime Minister Viktor Orban (not pictured) speak to the media following talks at the Chancellery on July 5, 2018 in Berlin, Germany. Germany recently reached a compromise within its government over migration policy. (Photo by Sean Gallup/Getty Images)
A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, advertiu sobre o perigo de acabar com a Organização das Nações Unidas (ONU), apesar de suas imperfeições, e criticou o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que recentemente colocou em dúvida a ordem mundial multilateral.
“Naturalmente é tudo, menos perfeita. Naturalmente há anos desejamos uma reforma do Conselho de Segurança. Mas destruir algo antes de desenvolver um novo é muito perigoso”, alertou Merkel, durante um simpósio sobre a Europa na Abadia de Ottobeuren, no sul do país.
Segundo ela, um passo assim pode “destruir a ordem de paz” mais rápido do que se imagina.
No último dia 25, Trump disse em seu discurso na Assembleia Geral da ONU que rejeita a “ideologia da globalização” e defende a “doutrina do patriotismo”.
Segundo Merkel, ao contrário dela, o presidente americano não considera o multilateralismo como uma solução para os problemas e concebe apenas a possibilidade de existir um vencedor, em vez de uma situação benéfica para todos.
Ela destacou os sucessos da União Europeia como aliança multilateral, disse que o euro é uma “garantia para a paz” e defendeu o fortalecimento da Europa.
“A Europa só pode impor seus valores, suas posturas e seus interesses se praticarmos uma política externa e de segurança comum”, disse a chanceler alemã, embora tenha ressaltado que, depois das eleições europeias do ano que vem, serão necessárias mudanças estruturais.
É proibida a reprodução total ou parcial desse material. Direitos Reservados