juiz de Direito da 2ª Vara da Infância e Juventude de Rio Branco, Jorge Luiz Silva Filho, conversou com a imprensa nesta sexta-feira (30). Foto: Asscom/Tribunal de Justiça do Acre
Menores de 16 anos não podem entrar desacompanhados na Expoacre 2024, em Rio Branco. Isso é o que determina portaria que regulamenta a permanência de crianças e adolescentes tanto nos shows, como no Parque de Exposições Wildy Viana.
Nesta sexta-feira (30), o juiz de Direito da 2ª Vara da Infância e Juventude de Rio Branco, Jorge Luiz Silva Filho, divulgou as regras para acesso e permanência de crianças e adolescentes. A portaria de Nº 3.819 estabelece ainda que maiores de 16 anos podem permanecer na feira até meia-noite.
“É terminantemente proibida a presença de crianças e adolescentes menores de 16 anos desacompanhadas de pais ou responsáveis, qualquer que seja o horário, qualquer que seja o local dentro do parque de exposições. É um evento importantíssimo do ponto de vista de lazer, de cultura com a população acreana, de desenvolvimento de novos talentos, mas o evento só é um sucesso se não houvesse tipo de violação dos direitos de crianças e adolescentes”, destacou o magistrado.
A portaria também determina que empresas promotoras de shows públicos ou privados que ocorrerem durante o evento impeçam a entrada de crianças e adolescentes desacompanhados. Além disso, que sejam fixadas informações sobre a classificação etária dos shows.
No evento, também haverá assistência dos órgãos, que além de autuações, estarão orientando a população. “Há uma recomendação expressa aos agentes de proteção que procurem a despeito de fazer a sua atividade de fiscalização e, necessariamente, se for necessário, de autuação. Que procurem também fazer um trabalho educativo, conversando com pais, com os responsáveis, orientando sobre a necessidade de que esses adolescentes maiores de 16 anos devem ter documentação e identidade com foto para comprovar a sua idade”, destacou o juiz.
Shows do grupo Limão com Melo e Marilia Tavares serão gratuitos, segundo o governo. Foto: Reprodução
Terça-feira (3)