Conecte-se conosco

Geral

MEC lança plataforma virtual para formação de professores

Publicado

em

Profissionais terão à disposição 280 cursos gratuitos de capacitação

Por Andre Richter – Repórter da Agência Brasil – Brasília

O Ministério da Educação (MEC) lançou hoje (13) a plataforma PlaforEDU, um ambiente virtual de aprendizado para formação continuada da docentes da rede federal de ensino de educação básica, técnica e tecnológica.

Na plataforma, os professores terão à disposição 280 cursos gratuitos de capacitação. As aulas são divididas em trilhas do conhecimento, como iniciação ao serviço público, área técnico-administrativa para formação de gestores e docentes, além do enfoque para a aposentadoria e o encerramento da carreira.

Para a secretária executiva substituta do MEC, Sylvia Gouveia, a capacitação dos profissionais da área é importante para a melhoria da qualidade da educação.

“Se tem uma constatação que me parece inequívoca é aquela que aponta para importância dos programas de formação e capacitação profissional para o aprimoramento das políticas públicas educacionais e para a melhoria da qualidade da educação no Brasil”, afirmou.

A plataforma faz parte do Plafor (Plano de Formação Continuada dos Servidores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica), criado em 2016 para promover ações de inovação e empreendedorismo para melhorar o ensino e a pesquisa na rede pública.

Edição: Valéria Aguiar

Comentários

Geral

Prefeito de Rio Branco surpreende estudantes da escola Anice Dib Jatene com uma tarde de visita

Publicado

em

Prefeito ficou feliz com carinho das crianças e garantiu melhores condições de educação (Foto: Evandro Derze/Assecom)

Em busca de melhorar a educação na capital, o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, tem realizado vários investimentos no que diz respeito a tecnologia e inovação para as crianças. Associado a isso, o gestor também tem feito visitas diárias em unidades de ensino para verificar o andamento da educação e o que deve ser melhorado.

Durante a visita na escola municipal Anice Dib Jatene, na tarde desta terça-feira (30), o prefeito pôde acompanhar de perto a obra de reforma que a escola está passando para poder oferecer um local mais seguro e agradável. Após a vistoria, o gestor conheceu os estudantes que ficaram encantados com a presença do prefeito da capital acreana.

Prefeito pôde acompanhar de perto a obra de reforma da escola (Foto: Evandro Derze/Assecom)

“Assim vemos o carinho das crianças conosco, é muito importante a interação do prefeito com os alunos da rede municipal porque eles só ouvem falar, mas nunca viram o prefeito. Então, isso é muito importante porque eles estão na escola vestidos com a farda que a prefeitura deu, os professores dando o maior carinho, o nosso diretor fazendo o possível para melhorar a educação” disse.

O diretor, Antônio Torres, explicou que a escola atende aproximadamente 400 crianças nos turnos da manhã e tarde. Ele também aproveitou a visita para agradecer ao prefeito pelo olhar carinhoso que o gestor está tendo com a educação municipal.

“O trabalho que a prefeitura faz em relação a escola é muito importante, é como o prefeito também falou: as crianças querem conhecer os gestores, sabem valorizar e respeitar as autoridades, isso é bom e eu acho que enquanto prefeito ele também conhecer essa realidade, muito importante, ficamos felizes com a visita”, declarou.

(Foto: Evandro Derze/Assecom)

O prefeito disse se sentir feliz em receber o carinho das crianças e garantiu que a prefeitura está empenhada em dar as melhores condições de educação para os estudantes.

“É uma felicidade muito grande porque sou professor 30 anos numa sala de aula e quem ama a criança e a educação faz o que estamos fazendo hoje, de tudo para melhorar a educação de Rio Branco que investiu pesado em tecnologia e uma série de coisas. É a educação que muda o mundo”, finalizou.

Comentários

Continue lendo

Geral

Eduardo Ribeiro comemora sanção de PL que garante acompanhamento a mulheres em procedimentos com uso de sedativos

Publicado

em

Em discurso na sessão desta terça-feira (30), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado Eduardo Ribeiro (PSD), agradeceu ao governador do Estado, Gladson Cameli (PP), por ter sancionado e publicado na edição de ontem, segunda-feira (29), a Lei 4.106/2023, de sua autoria que garante acompanhamento a mulheres em procedimentos com uso de sedativos.

De acordo com o parlamentar, mais do que direitos, a Lei sancionada garante segurança e bem-estar às pacientes que precisam se submeter a procedimentos com uso de sedativos.

“Essa lei vai garantir a segurança das nossas mulheres que agora terão o direito de ter um acompanhante de sua escolha durante esses procedimentos. Agradeço aos meus pares pelo apoio a esse projeto que foi aprovado nesta casa por unanimidade, e ao governador por ter sancionado a proposta. Cabe agora a nós fiscalizar a aplicabilidade dessa importante lei que vai ajudar muito a nossa população”, disse.

Eduardo Ribeiro parabenizou ainda os munícipes de Mâncio Lima pelo aniversário de 46 anos da cidade.

Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac

Foto: Sérgio Vale

Comentários

Continue lendo

Geral

Deracre recebe liberação da Marinha do Brasil para construção de passarela sobre o Rio Amônia, em Marechal Thaumaturgo

Publicado

em

O governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre), representado pelo presidente interino, Sócrates Guimarães, e a Agência Fluvial de Cruzeiro do Sul, por meio do capitão-tenente Wadson Nascimento Pereira, estiveram reunidos para tratar do projeto de construção da passarela sobre o Rio Amônia, em Marechal Thaumaturgo. O encontro ocorreu nesta terça-feira, 30, na sede da Marinha do Brasil em Cruzeiro do Sul.

Deracre e Marinha do Brasil trataram de projeto de construção da passarela sobre o Rio Amônia. Foto: Eduarda Oliveira/Deracre

Na ocasião, o titular da autarquia, ressaltou a importância da obra para o município, que prevê a ligação do  Centro Urbano de Marechal Thaumaturgo à margem direita da cidade, dando acesso ao aeródromo do município.

“Saímos dessa reunião com a garantia de liberação da Marinha do Brasil para darmos sequência ao projeto de construção da passarela que ligará os dois lados da cidade e isso representa um compromisso do governador Gladson Cameli e apoio do senador Márcio Bittar, que tem trabalhado para cuidar das pessoas”, enfatizou.

Imagem virtual da passarela sobre o Rio Amônia, em Marechal Thaumaturgo. Foto: Ascom/Deracre

A obra sobre o Rio Amônia, que deve ter 190 metros de extensão para a passagem de motos e pedestres, custará quase R$ 5 milhões, frutos de uma emenda parlamentar destinada pelo senador Márcio Bittar (MDB).

A visita contou com a presença do gerente da macro regional II da autarquia, José Mauri Barboza, da chefe de gabinete do Deracre, Sula Ximenes e do setor técnico.

Comentários

Continue lendo

Em alta