Acre

Mapinguari canta ‘Encantados da Amazônia’, dia 26, no teatro do Sesc centro

O teatro de Arena do Sesc será palco neste sábado (26), ás 19 horas do show Encantados da Amazônia, com apresentação do cantor e ativista cultural, Edmilson Mapinguari. O espetáculo tem entrada franca. O show já foi apresentado em Brasília e cidades do interior do Goiás, sempre com casa lotada.

Lá no fundo da exuberante Amazônia, onde a natureza se desdobra em sua plenitude, ecoam melodias encantadoras que entrelaçam a cantação e a contação de histórias. Sob a batuta do ativista cultural Edmilson Mapinguari, as letras das músicas “Encantados da Amazônia” ganham vida, envolvendo-nos em um manto de magia e sabedoria ancestral.

Em meio ao verdejante véu da floresta, ecoa a voz da Mãe da Mata, sussurrando segredos ancestrais em melodias melodiosas. Seus acordes reverberam como um chamado à harmonia e ao respeito pela grandeza da Amazônia. Os versos contam a história das árvores sábias e dos animais guardiões, compartilhando a sabedoria e o cuidado que a Mãe Natureza proporciona àqueles que se permitem ouvir.

No compasso ritmado, emerge a figura do Caboquinho, representante da cultura amazônica, trazendo consigo a força e a coragem do povo que há séculos vive em harmonia com a natureza. Suas letras nos convidam a dançar ao som do tambor, celebrando as raízes e a conexão profunda com a terra que nos alimenta. O Caboquinho é o mensageiro dos povos da floresta, transmitindo sua essência com a cadência de cada verso entoado.

E entre as águas misteriosas do rio, desliza Maninha e o Boto, personagens entrelaçados numa história de amor e mistério. Seus acordes trazem à tona a lenda do boto cor-de-rosa, que seduz e encanta com seu olhar hipnótico. A música narra a paixão arrebatadora entre Maninha, uma jovem ribeirinha, e o Boto, um ser encantado que se transforma em humano durante as noites enluaradas. Os versos embalam esse romance proibido, transportando-nos para um universo de encantamento e desejo.

Todas as letras das músicas “Encantados da Amazônia” revelam a poesia inerente à natureza e às tradições culturais amazônicas. Por meio das melodias, mergulhamos na riqueza do conhecimento ancestral, no respeito à biodiversidade e na reverência ao sagrado que permeia cada folha, cada rio e cada ser vivo dessa terra de mistérios e encantos.

Edmilson Mapinguari, o artista visionário que deu vida a essas canções, é um ativista cultural incansável, comprometido em preservar as raízes e as histórias amazônicas. Com sua arte, ele nos convida a enxergar a Amazônia com os olhos da alma, despertando em nós a consciência de que somos todos responsáveis pela proteção desse tesouro que nos foi confiado.

Que as melodias dos “Encantados da Amazônia” ecoem pelos quatro cantos do mundo, transportando-nos para um universo onde a natureza é honrada, respeitada e reverenciada.

Pitter Lucena é jornalista

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Da Redação