Mais de 18 mil estão com habilitações vencidas no AC, aponta Detran

No estado, 18.217 condutores estão com carteiras irregulares.
Diretor-geral explica os procedimento de renovação de habilitação.

G1/Ac

Levantamento feito pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AC), solicitado pelo G1, mostrou que 18.217 condutores estão com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida nos 22 municípios acreanos. De acordo com o Detran, ao todo, o Acre possui 206.345 habilitações regulares.

Segundo o diretor-geral do Detran, Gemil Salim, o condutor tem até 30 dias após a data de vencimento da CNH para fazer a solicitação junto ao órgão. Passado o prazo, caso seja abordado em alguma blitz, ele será autuado e deve pagar multa e perder pontos.

“Até 30 dias, o condutor está amparado pelo Código de Trânsito e não vai sofrer nenhuma penalidade. Passados os 30 dias, ele pode até não cair numa blitz, pode até continuar andando irregular, mas se for pego, via sofrer a questão da autuação considerada gravíssima, vai pagar aquela faixa de R$ 191,67, e ainda perde pontos na carteira”, explica.

O diretor-geral explica ainda que a renovação pode ser solicitada na sede no Detran, no bairro Estação Experimental, e na Central de Serviço Pública (OCA). O valor pago é R$ 57,57 mais o valor pelos exames clínicos, estipulado e pago diretamente ao médico. Em até 10 dias úteis o documento fica pronto.

“Se for a categoria A e B, o condutor vai fazer somente o exame de vista. E, caso ele tenha um trabalho que utilize o veículo, vai precisar fazer o teste de direção também. A carteira não demora para ser renovada, um documento é entregue para ele continuar dirigindo. Fica pronta em até 10 dias”, garante.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima